• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Serendipidade - A sorte dos preparados



Video da Semana

Que funcionário Serendipe - Errou o lugar... mas conquiatou o cliente... Será Sorte? Ou ele estava preparado pra isso?



Serendipidade - A sorte dos preparados

   Passamos três semanas falando sobre métodos e ferramentas para desenvolver a “habilidade” da criatividade, agora vamos fazer uma das coisas que tanto falamos... quebrar os pressupostos!!! É aí que entra a Serendipidade, mas o que significa essa palavra que é difícil até de pronunciar???

   Serendipidade é a capacidade de fazer descobertar importante por acaso, está é uma palavra nova e pouquissima usada no nosso vocabulário, diferente da maioria das palavras esta possui uma história recente, em 28 de Janeiro de 1754 que Sir Horace Walpole, um escritor inglês, propôs pela primeira vez essa palavra. Numa carta então escrita ao seu amigo Horace Mann, descreve a sorte que teve em encontrar uma pintura antiga: “Esta descoberta é quase daquele tipo a que chamarei serendipidade, uma palavra muito expressiva, a qual, como não tenho nada de melhor para lhe dizer, vou passar a explicar: uma vez li um romance bastante apalermado, chamado 'Os Três Príncipes de Serendip': enquanto suas altezas viajavam, estavam sempre a fazer descobertas, por acidente e sagacidade, de coisas que não estavam a procurar”... A partir de então está palavra começou a ser utilizada.

   Apesar de propor todo um método, não podemos negar que muitas descobertas aconteceream através dessa tal Serendipidade... Vamos ver alguns exemplos:

   Em 1886, John Pemberton, enquanto tentava manipular fórmulas medicinais para descobrir a cura para Dores de cabeça, faz uma mistura liquida de cor caramelo. Leva a mistura a uma farmácia onde o xarope é misturado a água carbonatada (gasosa) e cada copo era vendido aos clientes por USD 0,05... Já descobriram??? Essa é fácil... A paritr de então John, batizou a bebida escrevendo em sua própria Caligrafia de Coca-Cola... Dai surgiu uma das bebidas mais famosas do mundo.

   Em 1894,  J.H. Kellog possuia um sanatório e viviam com problemas de quebras de dentadura com cereais duros, foi quando ouviu falar de um novo cereal inventado para comer que tinha uma caracteristica mais mole e começou a tentar aperfeiçoar a idéia de procurar alimentos com base no trigo... Um dia enquanto se preparavam para passar o trigo através do cilindro para fazer purê, foram chamados para fora da cozinha, voltaram depois de dois dias, o trigo estava seco, mas resolveram utilizá-lo mesmo assim para ver o que acontecia, ao passar no cilindro foram saindo flocos muito finos, que após tostados, ficavam crocantes, leves e saborosos... daí nascia o tão famoso sucrilhos.

   Sir Isacc Newton, enquanto descansava embaixo de uma macieira observou a queda de uma maçã, alguns dizem que ela caiu em sua cabeça, mas isso nunca saberemos se não é mito... mas o importante é que ao observar esta queda, que ele conseguiu chegar ao raciocínio da lei da gravidade.

   O próprio descobrimento do Brasil ou da América, pode ser considerado um caso de serendipidade, pois reza a lenda, que enquanto Cristóvão Colombo e Pedro Alvares Cabral, tentavam chegar a Índia, se perderam e acabaram descobrindo um novo continente, puro “golpe de sorte”

   Temos inumeros outros exemplos, Alexander Fleming ao descobrir a Penincilina, Arquimedes ao tomar banho e descobrir os princípios da hidrostática, conhecido futuramente como o principio de Arquimedes, Kekulé ao sonhar com uma cobra mordendo o rabo e chegar a conclusão do Anel benzênico, Benjamin Franklin ao descobrir o para raio soltando pipa... Enfim... poderiamos ficar falando de inumeros casos aqui...

   O mais interessante é que todos eles têm um aspecto em comum... Todos que fizeram essas descobertas enquanto procuravam por alguma coisa, por isso Louis Pasteur fez um comentário que expressa bem isso... ”O acaso só favorece a mente preparada”.

   Todos estes casos se tratam de Serendipidade, e atualmente com o acesso que temos a informação, a todo momento vemos isso acontecer com maior ou menor intensidade, mas o principío continua sendo que “só quem procura acha”... Por isso os curiosos tendem a fazer mais descobertas, a estarem mais antenados e viver a Serendipidade a todo o momento.

   Por isso quando falamos de Serendipidade, não estamos falando apenas de Sorte, mas sim da Sorte das pessoas mais preparadas para viver esta Serendipidade, que estavam com a mente aberta para novas descobertas e as fizeram.

   Mas existem algumas maneiras para que a gente tente ficar preparado, ou conseguir mais sucesso em nossas Serendipidades:

   Vamos ver 10 hábitos para estimular o encontro dessas casualidades:

1 - Mantenha a mente aberta
Seja receptivo para ouvir e digerir as informações.

2 - Escute primeiro
Analise antes de criticar ou descartar opiniões. Saiba ouvir mais do que falar.

3 - Seja onipresente
Escute, veja, leia e interaja com tudo ao seu redor.

4 - Aprenda de tudo
Enriqueça seu número de variáveis lendo e aprendendo assuntos amplamente diversos.

5 - Converse com todos
Busque opiniões com amigos e desconhecidos.

6 - Se envolva
Apaixone-se pelo mundo das idéias que ainda não foram descobertas.

7 - Compare resultados
Articule diferentes assuntos e encontre pontos similares entre eles.

8 - Confie na sorte
A inspiração sempre chega para as pessoas que aspiram algo.

9 - Erre bastante
Arrisque-se mais e não se preocupe com erros. A maior parte dos acasos felizes vieram como fruto da tentativa e erro.

10 - Perca o foco
Não pense estritamente no resultado esperado, isso tira sua atenção dos eventos casuais.


E você já viveu casos de Serendipidade??? Vamos lá... praticamente todos já passaram por esses casos, independente de sua importância... Divida com a gente os casos que você vivenciou e porque acha que conseguiu descobrir aquilo.... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.