• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Inovação Inovadora



Video da Semana


Com acesso as informações, a tomada de decisão para ações inovadoras se torna bem mais fácil


Inovação Inovadora

   Muito foi falado sobre a geração de ideias. Agora, o que fazer com elas? Como decidir em qual devemos manter o nosso foco? O Post dessa semana leva este pleonasmo no titulo  de forma proposital, porque vamos ver uma ferramenta muito utilizada em processos de inovação e logo em seguida uma ferramenta bem inovadora.

   A primeira ferramenta e uma das mais utilizadas se refere ao “Funil de Inovação”, como vemos na figura abaixo:




 
   O funil de inovação foi desenvolvido por Clark e Wheelwright. Esta ferramenta é formada por 5 elementos, dois deles fora do funil, referindo-se as idéias de entradas e projetos de saída, ou seja, boca e fundo do funil. Além desses elementos, dentro do funil temos três gates que fazem as seleções/filtros das idéias. Estes Gates são:
1 – Ideias – Nesse ponto as ideias são refinadas e revisadas, verificando seu alinhamento com as estratégias da empresa. Todo levantamento financeiro e de recursos é feito nesta fase e a partir daí passa pelo primeiro gate, chamado Charter Gate. Neste momento, algumas idéias já são descartadas.
2 – Viabilidade – As ideias pré selecionadas passam pela fase de viabilidade. Os números são quantificados com mais precisão, questões tecnológicas e mercadológicas também são avaliadas e geram informações para a tomada de decisão do segundo gate, o Contract Gate. Novamente algumas idéias ficam pelo caminho.
3 – Capacidade – Após passar pelos dois primeiros gates, são realizados todos os levantamentos de custos necessários para sua implementação. É neste momento que as idéias passam por todas as aprovações necessárias e estratégias para o seu lançamento, após todas as aprovações ela passa pelo terceiro e último gate, o Launch Gate. Neste momento só sobram as idéias que serão implementadas.

   Após estes três gates, começamos o processo de implantação e as idéias são colocadas em prática.

   Este funil é uma das ferramentas mais utilizadas, o grande problema é que nesta metodologia muitas ideias são descartadas.
   Tive a oportunidade de assistir a uma palestra de uma empresa (que neste momento prefiro não divulgar o nome) que utilizava uma ferramenta tão inovadora quanto  o tema. No lugar do Funil eles utilizam Silos. Conforme a figura abaixo:


   Esta ferramenta tem uma grande vantagem em relação ao Funil, pois nesta metodologia nenhuma ideia é descartada, é feito um direcionamento para tomar foco nas mais viáveis...  Nesta metodologia, o primeiro ponto é a classificação das ideias, os parâmetros de classificação podem varias de acordo com a empresa, podem ser de acordo com prazo, prioridades, aplicabilidade, entre outros.

   Após esta classificação as ideias são separadas no seu determinado Silo, com equipes que podem dar o correto foco, no decorrer do tempo estas ideias podem migrar de um silo a outro até seu seja realmente colocada em implantação.

   Esse processo é interessante, porque nele as ideias não se perdem, todas são aproveitadas e ficam apenas aguardando o melhor momento para serem implementadas. Com isso todas são 100 % aproveitadas, aguardando apenas sua maturação.


E você, já utilizou algumas dessas ferramentas??? Conhece alguma outra??? Divida suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.