• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

CPS (Creative Problem Solving)



Video da Semana
Porque em equipe, as idéias se completam... Ou vocês acham que alguém desenvolveu tudo isso sozinho.


CPS (Creative Problem Solving)

   Já falamos sobre o processo criativo e o Brainstorm, a principal ferramenta utilizada em empresas para soluções criativas. Ainda falando sobre o Brainstorm, vamos ver uma ferramenta desenvolvida pelo criador do Brainstorm, essa ferramenta se chama CPS (Creative Problem Solving). Esta ferramenta mostra a “receita do bolo” de como os temas devem ser abordados até chega a sua solução. Ela segue o gráfico abaixo:
  

   Agora vamos entender o Gráfico:

 O – Busca de objetivo

 F – Busca de Fatos
 P – Busca de Problemas
 I – Busca de idéias
 S – Busca de Solução
 A – Busca de Aceitação
  

 O Gráfico não se resume apenas nas letras as setas também tem uma função extremamente relevante nesse gráfico, elas representam que devemos no processo alternar entre pensamentos divergentes e convergentes.

 
Pensamento DivergentePensamento Convergente
Aceita todas as idéiasAvaliações comparativas
Busca quantidadeRefina e foratalece as idéias
Muda PerspectivaCheca os objetivos
Busca o não usualDecide sem pressa
Assume riscosEspecífico
Não julga de forma precipitadaSolução do Problema



   Durante este processo também podemos utilizar o conceito do pensamento lateral de Edward Bono, onde o princípio não é contrariar a lógica... É fugir dela com outra lógica.

   Para facilitar o processo acima Para cada uma das letras Sidney Parnes desenvolveu um tipo de Check list, com uma série de perguntas para facilitar o proceso, no link abaixo vc pode acomanhar na integra este "questionário":

 http://members.optusnet.com.au/charles57/Creative/Brain/cps.htm

  Indo um pouco além do Brainstorm Frans Johansson em seu livro o Efeito Medici trata das inovações realizadas nas interseções de idéias, em zonas de congruência. Um dos exercícios em que podemos propostos por ele e que podemos utilizar nos processo é o de reversão... Ele é bem simples ao mesmo tempo muito original, vejam mais ou menos como funciona, baseado no próprio exemplo do livro, vamos pensa em um restaurante, o que é necessário no restaurante:

- Restaurantes tem cardápio x Restaurantes não tem cardápio
- Restaurantes cobram dinheiro por comida x Restaurantes não cobram dinheiro por comida
- Restaurantes servem comida x Restaurantes não servem comidas
 

  A princípio parece impossível, mas olhe algumas idéias que podem surgir a partir disso:

1 – Um restaurante sem cardápio, o Chef poderia comprar os ingredientes, informar os ingredientes para os clientes e montar pratos personalizados para cada cliente, de acordo com o gosto de cada um.

2 – Restaurantes não cobram dinheiro por comida – Poderia ser como um café, onde as pessoas se reúnem para trabalhar e conversar e o local cobra pelo tempo passado no ambiente.

3 – Restaurantes não servem comidas – Imaginem uma praça ou lugar bem confortável, onde vc pague pra entrar e leve a sua própria comida e possa fazer um piquenique ou um lanche com os amigos.

   Este é um exemplo, mas este exercício de Reversão pode ser usado em inúmeras outras situações, a partir disso podem ser criados inúmeras inovações e até mesmo modelos de negócios totalmente novos, tente fazer este tipo de exercício com alguma coisa da sua rotina atual, talvez você consiga ótimos resultados.

   Hoje ainda falamos do “processo” criativo, mas durante estas três semanas falamos sobre quebrar padrões mentais, e esquecer pressupostos, então faremos isso a semana que vem... vamos esquecer o processo e falar um pouco sobre a Serendipidade... sabe do que se trará? Se não, a semana que vem vai descobrir...

   Dividam suas experiências através dos comentários.... vamos promover o Crescimento Compartilhado...
 

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.