• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Tempestade de Idéias



Video da Semana
IDEO - Praticamente uma video aula de como aplicar o Brainstorm, infelizmente não consegui postar o video em português. Mas entrem no site http://vimeo.com/7953312  entrem e vejam o video na integra e legendado... Vale muito a pena. Novamente... É uma aula de aplicação do Brainstorm.


Tempestade de Idéias


   Semana passado falamos sobre criatividade e inovação, sobre a assertividade de empresas como IDEO, PIXAR, APPLE, entre outras. Também falamos sobre o fato da criatividade ser uma habilidade e por isso pode ser desenvolvida.

   A principal ferramenta utilizada por essas é bem conhecida, porém poucos conseguem utilizá-la de forma plena. Este processo se chama Brainstorm em português, tempestade de idéias. Esta ferramenta foi desenvolvida por Alex Osborn e é difundida mudialmente desde então. O Brainstorm trabalha com dois princípios básicos:


   1. Não julgue de forma adiantada ->  Nunca julgue uma idéia de forma antecipada, mesmo que ela não sendo boa, pode ser o começo da construção de uma idéia excelente
   2. Criatividade em excesso -> É importante que muitas idéias sejam criadas, quanto mais melhor, a combinação de uma ou mais pode gerar resultados surpreendentes.

   É interessante que essas seções de Brainstorm tenham participantes multiciplinares, quanto mais eclético o time, mais fácil surgir ideias que quebrem as premissas básicas. Normalmente essas seções possuem, além da equipe, um líder e um escrivão. É importante que o líder mantenha o time coeso para que sejam seguidas quatro regras básicas para o Brainstorm.

   1. Nunca critique -> Este é o mais importante das regras, nunca, em hipótese alguma, critique. A intenção é gerar idéias, não importa se boas ou ruins. Qualquer tipo de critica nessa fase pode acabar completamente com o Processo.
   2. Criativida é sempre bem vinda -> Falem o que vier na cabeça, sem preconceitos, se medos, o importante é a quantidade e a qualidade. Evitem inibições
   3. Quantidade é necessária -> Quanto mais melhor, uma idéia pode se ligar a outras ou gerar novos insights até chegar a uma solução
   4. Combinação e reconstrução -> Combinem as idéias, modifiquem as  dos outros, essas combinações podem gerar soluções compartilhadas.

   O escrivão tem um papel muito importante também, ele é responsável por escrever todas as propostas, veja, que não é necessário que elas sejam escritas exatamente conforme foram ditas. Essas idéias podem ser escritas em post its e colocadas em um quadro ou parede, podem até ser organizadas de acordo com similaridade, para tentar formar uma linha de raciocínio.

   Em algumas empresas os gestores participam dessa reunião, nesses casos, é de extrema importância que a equipe não fique tímida ao gerar idéias e que o gestor não se sinta o dono da verdade, o processo é aberto e NUNCA deve haver críticas, se isso acontece, é melhor que o gestor nem participe. Durante o processo de Brainstorm, não existem departamentos, cargos ou hierarquia, isso deve ser deixado de lado... todos são participantes do processo de inovação

   Em alguns casos, os participantes podem sair a campo para colher algumas informações e conseguir uma nova visão sobre o problema, em muitos casos é possível até que fazer um “Mocap” (protótipo) com objetos cotidianos, para verificar a aplicabilidade.
Veja abaixo o protótipo de um equipamento médico criado pela IDEO através de uma reunião de Brainstorm:
  













   Empresas como a IDEO, PIXAR, conseguiram enraizar em sua cultura essa ferramenta, as reuniões deles superam as vaidades de gestores, os conhecimentos de grandes engenheiros e técnicos e colocam todos em um mesmo patamar para gerar idéias e soluções. Isso é o que faz essas empresas diferenciadas e mundialmente conhecidas pela sua criatividade. São ações que vão além das seções, Olhe por exemplo os princípios operacionais da PIXAR:

   1. Toda pessoa deve ter liberdade para se comunicar com qualquer outra
   2. Todos devem se sentir seguros para dar idéias
   3. Devemos estar próximos de inovações produzidas pela comunidade acadêmica

   Para ter uma idéia de quanto eles levam isso, enquanto a maioria dos edifícios são projetados com algum propósito funcional, o deles é estruturado para maximizar encontros fortuitos. No centro do prédio está toda a área social deles, refeitório, banheiros, salas de reunião, caixas de correio. Com isso todos têm bons motivos para circular por essa área durante todo o dia. Imaginem a quantidade de idéias que esses encontros casuais proporcionam.

   Por fim, muitas empresas falam com orgulho que utilizam o Brainstorm, mas será que usam mesmo? Será que os gestores conseguem deixar de lado suas vaidades, as equipes conseguem se interagir e evitar conflitos. Normalmente a maioria delas morre na primeira regra... Nunca critique.


   E a sua empresa aplica este conceito? Segure realmente todas regras? Conseguem resultados positivos com esta ferramenta? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado.

PS: Não se esqueçam que as ferramentas para compartilhamento já estão funcionando. Em cada post no canto superior direito, você pode clicar e divulgar através das mídias sociais. A idéia deste blog é promover a interação e o debate sobre diversos temas. Quanto mais gente melhor e mais conteúdo teremos para escrever em nossa “folha em branco”.


Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.