Fontes internas e externas para a inovação - Open Innovation
Open Innovation é um temo novo no dia a dia das empresas. Durante o último século a inovação era tratada praticamente como um ativo da empresa, ela era desenvolvida internamente e trancada a “sete chaves”. Isso era conhecida como closed innovation, porém a tecnologia atual e o acesso a informação estão transformando esta metodologia um tanto quanto obsoleta.
Com o Open Innovation as empresas deixam de aplicar todos os seus esforços em P&D, mas também compram e licenciam processos e patentes de outras empresas. Além disso, as idéias que não são aproveitadas internamente também são licenciadas para que possam ser compradas por outras empresas. Este é o conceito do Open innovation, usar diversas fontes, internas e externas para a inovação.
http://www.fiatmio.cc/
TECNISA – Em outubro de 2010 lançou um portal colaborativo perguntando para as pessoas qual o melhor lugar para se viver em comunidade, o Tecnisa Idéias. Com esta ferramenta a empresa poderá direcionar seus investimentos e verificar as necessidades e expectativas de seus futuros clientes, além de tentar entender a tendência deste mercado. Mais informações no site:
http://tecnisaideias.com.br/
+ de 205 perguntas feitas
+ de 2000 participantes
Closed innovation Open innovation Equipe de P&D Pessoas talentosas trabalham com a gente Devemos trabalhar com pessoas talentosas. De dentro e fora da empresa Onde fazer P&D Para ter lucro com o P&D, devemos manter internamente o descobrimento, desenvolvimento e comercialização P&D Externo pode gerar um significativo valore o P&D interno é necessário para garantir a realização desse valor Origem das tecnologias Se descobrimos esta tecnologia, vamos levar ao mercado primeiro Não precisasmo descobrir a tecnologia para obter lucro dela Pioneirismo Uma empresa que lança uma inovação no mercado primeiro ira vencer Construir um melhor modelo de negócio é mais imporatnte do que simplesmente ser o primeiro a entrar no mercado Quantidade / Qualidade Se criarmos a maioria e as melhores idéias do mercado vamos vencer Com um uso mais eficiente das idéias internas e externas, vamos vencer Propriedade intelectual Nós deveriamos controlar nossas patentes, para que nossos concorrentes não possam se aproveitar de nossas idéias Nós deveriamos aproveitar o uso das nossas patentes por terceiros e licenciar tecnologias desenvolvidas por outros, sempre que ela vier a contribuir para nosso crescimento Fonte: Instituto Inovação
Em um mundo onde o ciclo de vida dos produtos estão cada vez mais curtos, o Open Innovation abre fronteiras para as empresas conseguirem lançar novos produtos com mais agilidade e menores custos de P&D, além de promoverem maior integração e quebras de paradigma.
TABULA RASUS
Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Open Innovation
Video da Semana
Open Innovation
O termo foi criado por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley, em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, podemos ver uma representação grafica dessa metodologia:
No Brasil temos alguns exemplos de empresas que já estão aplicando esta metodologia, abaixo vamos ver alguns exemplos:
FIAT – Possui um projeto chamado Fiat MIO. Este projeto, desenvolvido em parceria com a agência Click, já economizou milhões em pesquisas com o consumidor. A partir de um site as pessoas puderam dar depoimentos do que esperam de um novo carro, além de idéias e sugestões para a criação do primeiro carro colaborativo.O lançamento foi no salão do automóvel, veja mais informações no site: O projeto contou com:
+ de dois milhões de visitantes
+ de trinta e dois mil comentários
+ de dez mil idéias enviadas
+ de dezessete mil participantes cadastrados
+ de 3000 desenhos de carros conceitos
Além disso, imaginem a satisfação do consumidor em saber que participou da criação de um novo automóvel, literalmente, “um carro pra chamar de seu”.
Até o momento foram:
+ de 1100 idéiasNATURA e SIEMENS – Possuem parcerias com diversas universidades e centros de pesquisa espalhados por todo o país, além de serem lideres em seus mercados frequentemente ganham prêmios de inovação e mostram o comprometimento com o desenvolvimento social do país.
Abaixo uma tabela comparativa entre os modelos fechado e aberto de inovação:
E você tem outros exemplos de empresas que estão aplicando essas ferramentas? Deixe sua opinião e experiência através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...
Categories: