• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Proatividade

As pessoas pró-ativas sao aquelas que se antecipam e tomam ações que evitam os problemas.

Proatividade

   Atualmente uma das principais características de um bom profissional é a proatividade.  O cumprimento das tarefas, do horário, não são mais do que obrigações, a habilidade de se antecipar e fazer mais do que é esperado de nós é o que nos torna melhores profissionais.

   Proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio.  Nesse contexto, podemos ter dois tipos de atitudes frente aos problemas:

Reativa – É um comportamento de resposta, algo sempre precisa acontecer para que se tome uma ação, ou seja, normalmente é tarde demais.
Pró-ativa – É um comportamento de encontro de oportunidade ou análise, que se antecipa aos erros, ou seja, evita diversos problemas.



   Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando metas de longo prazo que beneficiam a organização. Suas principais características são:

1. Busca ativa por oportunidades de mudança
2. Planejamento e execução de ideias
3. Enfrentamento de obstáculos

   Não existe regra para a pessoa ser proativa, isso é questão de atitude e postura... mas existe alguns detalhes que podem nos ajudar...

   Por exemplo, passamos uma boa parte do dia fazendo perguntas ou dependendo dos outros para realização das nossas atividades... isso é natural no dia a dia de nosso trabalho... e se nos adiantássemos e conseguíssemos ajudar o colega nas atividades dele? E se mudássemos a nossa forma de realizar as nossas atividades para facilitar a atividade do próximo profissional.

   As empresas hoje não tem mais espaço para as pessoas que param diante de um problema, que em qualquer obstáculo, reclama, culpa os outros, faz de qualquer jeito... também não tem mais espaço para as pessoas que fazem suas atividades sem pensar no que vem depois, no que as suas ações vão gerar para o resultado da empresa.

   As empresas precisam de profissionais curiosos, que queiram entender todo o processo, que enxerguem diferentes formas de fazer a mesma coisa, de tal qualidade, que tanto a origem como o posterior da sua atividade são beneficiados, que frente aos problemas, tome a rédea e chegue a conclusões e resultados efetivos.

  Como falamos mais acima, as empresas precisam de pessoas que se antecipem aos problemas, que se preocupem em fazer mais do que as suas atividades principais, que queiram aprender a todo momento e se desenvolver, assumindo novas atividades e responsabilidades... Enfim... De pessoas pró-ativas...

   E você... Se considera uma pessoa pró-ativa? tem algumas dicas de como podemos desenvolver esta cultura? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...


Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.