• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 1 comentários

As Perguntas Para os Seus Problemas

Paciência - A principal virtude para resolver problemas.


As Perguntas Para os Seus Problemas

   Todos temos problemas. É interessante como falamos que queremos as respostas para os nossos problemas. Mas vamos combinar... seria muito fácil se tivessemos todas as respostas assim de "mão beijada". Vamos imaginar uma outra visão... e se ao invés das respostas para os nossos problemas, nós tivessemos a pergunta para eles? Parece estranho, mas pense bem... para uma resposta, você precisa de uma pergunta... então o mais importante é fazer a pergunta certa.

   Esta teoria também pode ajudar muito a criar uma postura proativa frente aos problemas, pense bem... não é muito mais interessante e satisfatório que você apresente as soluções no lugar dos problemas? Apontar as coisas erradas todos nós conseguimos... e é muito fácil...

   Porém para que seja possível fazer isso é importante lembrar que começa com uma mudança de postura e atitude. Outro ponto, é que de forma alguma podemos ter preguiça, porque muitas vezes os problemas não se resolvem com simples perguntas.

   Agora imagine-se com um problema no seu dia a dia, seja no trabalho, em casa, não importa. Qual a primeira coisa que costumam fazer? Passar pra frente? Pedir uma solução? Perguntar como fazer? Pois bem, em frente a um problema, vamos pensar em quatro perguntas básicas que devemos fazer antes de qualquer coisa.



















1 - Qual é o problema?
     Parece até uma pergunta besta, mas pare e realmente pense no problema para ter certeza que não está enganado sobre o que realmente precisa resolver.

2 - Quais são as causas do Problema?
     Esta talvez seja a questão que exija mais esforços, porque para enteder o problema é necessário realmente ir a causa principal dele e na maioria das vezes existe mais de uma causa, então é necessário avaliar toda a "cadeia" de atividades até o ocorrido do problema. É neste ponto que é possível entender todo o processo e perceber que provavelmente não sabiamos absolutamente nada sobre o que faziamos.

3 - Quais são as possíveis soluções?
     Após a investigação do problema e suas causas, você vai descobrir algumas falhas e pontos de melhorias, e não tenha dúvida... provavelmente você vai chegar a inumeras hipóteses de soluções para o seu problema, algumas mais, outras menos viáveis.

4 - Qual a melhor solução possível?
     Após chegar a inumeras conclusões, é necessário avaliar qual seria a melhor delas, a mais viável, mas não se esqueça... em nenhum momento descarte as outras, elas também podem ser fontes de melhoria ou alternativas caso a'solução escolhida não seja efetiva.

   Com essas quatro perguntas é possível resolver a maioria dos problemas do nosso dia a dia... e melhor que isso, apresentar sempre soluções e alternativas e não ficar simplesmente repassando problemas.

   Além de desenvolvimento pessoal, conseguimos maior confiança dos nossos colegas de trabalho e superiores e mostramos que somos pessoas de atitude, proativas e preparadas para assumir responsabilidades.

   Este é uma postura que exige muita paciência e disposição, porém os resultados e o desenvolvimento recompensam. Usem essas perguntas e vejam como aprendemos muito sobre os nossos problemas.

   Estas podem ser todas as perguntas para os nossos problemas... as respostas serão construídas através delas.

   E vocês... conhecem alguma pergunta que podemos acrescentar para facilitar as respostas? Lembrem-se precisamos da pergunta certa para a resposta certa... Comente suas experiências e opiniões através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

   

One Response so far.

  1. mva131 says:

    Dá-lhe Dale Carnegie!! rs. Mas tenho que admitir que funciona! Muito melhor do que perder horas (ou dias) com um "caça às bruxas". Abraço!

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.