• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 1 comentários

Como Ganhar uma Discussão?
Video da Semana


 
Qaundo nos colocamos no lugar dos outros, realmente sentimos o que eles sentem.







Como Ganhar uma Discussão?

   Já vimos que a palavra Comunicação em sua origem é bem simples e auto explicativa... Falamos também de algumas ferramentas novas que na teoria facilitam a comunicação, como o Skype, MSN, email, entre outras, mas que ao mesmo tempo em que facilitam podem provocar contratempos por causa das diferentes interpretações.

   Continuo acreditando mais nas conversas por telefone ou pessoalmente do que a utilização destas novas ferramentas, mas uma verdade precisa ser dita... O fato de você conversar pessoalmente com alguém não muda o fato de que a conversa pode ser mal interpretada.


   Isso acontece com muita frequência, cada um tem o seu perfil, uma criação, uma cultura que define a nossa personalidade, um jeito próprio de falar e inúmeras convicções. Muitas vezes este nosso “perfil” acaba sendo responsável pelas discussões.


   Agora vai uma receita da única maneira de ganhar uma discussão... papel e caneta na mão:

   "A única forma de ganhar uma discussão é evitando-a."


   Não sou eu quem estou dizendo isso, quem diz isso é Dale Carnegie e vocês podem ver isso em seu livro, “Como fazer amigos e Influenciar pessoas”, acho que se ele não soubesse o que fala não teria vendido mais de 35 milhões de exemplares até hoje.


   Esta é uma verdade inconveniente, raramente evitamos discussão quando nos deparamos com opiniões diferentes, muito menos quando tentamos justificar algo errado. O principal problema desse processo é que durante a discussão, ficamos surdos... Exatamente... Completamente Surdos, não prestamos atenção em nada do que o outro diz, estamos apenas pensando na réplica, isso quando simplesmente não interrompemos o que o outro está falando para defender nossa posição... Para isso vai outra receita básica:


   Ouça mais e fale menos

   E quando falar, fale de uma forma que não seja agressiva, o “dom” da fala é uma coisa que precisa ser trabalhada a todo o momento, imagine-se sempre do outro lado da conversa, o que você gostaria e como você gostaria de ouvir o que o outro tem a falar?

   Isso é muito difícil de se fazer, pior que isso, muitas vezes mesmo sabendo que devemos agir dessa forma, não conseguimos e acabamos estourando, daí a discussão deslancha e sabe-se lá Deus onde vai parar... Agora se isso acontecer... aprenda a lidar com o pós discussão...

   É comum depois de uma discussão que existam ressentimentos entre as partes, isso faz com que o nosso comportamento mude, tentamos evitar a pessoa, perdemos a confiança, não as envolvemos em situações que seriam necessárias e a pior de todas... é quando existe a vontade de descontar... de promover outra discussão para sair com o sentimento do “Eu Ganhei”.


   Isso é pura perda de tempo... em vez de se preocupar com a discussão que já acabou, preocupe-se em se “reconciliar”, mesmo que esteja certo e convicto do seu ponto de vista, aja da forma mais sensata...  Não espere o outro vir pedir desculpa ou se retratar a respeito. Dê o primeiro passo, provavelmente ao ver isso, a outra parte também dará um passo em sua direção e logo qualquer diferença será esquecida e novamente as coisas voltarão ao normal.



E você... como acabaram as suas últimas brigas e discussões? Você acha que os motivos e os resultados foram justos? Já deu o primeiro passo para a solução? Já vivenciou situações dessas... Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...



One Response so far.

  1. Daniel says:

    Bacana esse post! Parabéns pelo Blog Marcelo!

    []'s,

    Daniel

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.