• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Bom Ouvinte
Video da Semana

 
Será que você está sendo um bom ouvinte?


Bom Ouvinte

   Já que ouvir é um ponto essencial na comunicação, precisamos saber se somos bons ouvintes.

   O bom ouvinte consegue absorver mais detalhes de qualquer conversar, normalmente aprende mais nas trocas de experiência além de mostrar serenidade e paciência no trato com as pessoas.
  


   Para saber se você é um bom ouvinte, segue abaixo um questionário, responda com a maior sinceridade possível, as suas respostas vão te mostrar onde você precisa se desenvolver melhor para se tornar um bom ouvinte.

   Para responder as questões abaixo utilize as seguintes letras abaixo:
S - Sempre - 4 pontos
Q - Quase Sempre - 3 Pontos
R - Raramente - 2 pontos
N - Nunca - 1 Ponto

  
QuestãoSQRN
01. Você permite que o outro se expresse sem interrompê-lo(a)?
02. Você escuta nas "entrelinhas", procurando o sentido oculto das palavras, especialmente quando a pessoa usa linguagem de significado pouco claro?
03. Você se esforça para desenvolver sua habilidade para reter informações importantes?
04. Você registra os detalhes mais importantes de uma conversa?
05. Ao rememorar um acontecimento qualquer, você se preocupa em localizar e registrar os fatos mais importantes e as palavras-chaves?
06. Você repete para seu interlocutor os detalhes essenciais de uma conversa, antes que ela chegue ao fim, visando a confirmar o que foi entendido?
07. Quando em conversa com outra pessoa, você começa a imaginar a resposta a qualquer colocação apenas quando o outro já expressou suas idéias?
08. Você evita tornar-se hostil ou excitado quando o ponto de vista do seu interlocutor difere do seu?
09. Você ignora outros fatos paralelos à conversa quando está ouvindo?
10. Você sente e transmite um interesse genuíno no que o outro está dizendo?
Total

  
   Agora, a partir do total de pontos, confira sua Performance como ouvinte:
  
   32 OU MAIS PONTOS: Parabéns, você é um bom ouvinte, alguém que desperta confiança e que sabe captar as idéias de seus interlocutores. Você sabe como dar atenção a quem o procura, de maneira que essas pessoas tenham vontade de voltar e de trocar mais conhecimentos com você. Bom ouvinte é assim mesmo, só tem a ganhar nos relacionamentos que mantém. Mas, se em algum momento você perceber que está desatento, diga isso ao seu interlocutor - sua expressão corporal pode provar que seu corpo está presente, mas sua emoção...está bem distante!
  
   27 A 31 PONTOS: Você se enquadra nos ouvintes médios. Em algumas situações você age de forma mais seletiva, sem estar realmente focado no interlocutor. Quando estiver conversando com alguém, considere essa pessoa a mais importante para você naquele momento. Procure imaginar o que sentiria se estivesse no lugar dele. Entendeu agora? Cuide para que isso não prejudique seu desempenho profissional.
  
   22 A 26 PONTOS: Você custa a se concentrar no que os outros dizem. Muitas vezes, isso é causado pela dispersão e pela vontade de resolver várias coisas ao mesmo tempo. Esteja sempre alerta ao seu "clima interno", até perceber se você está atento, está dispersivo, com muita preocupação, qual a emoção dominante. Assim você poderá identificar o que está realmente ocupando sua atenção no momento dos diálogos. Como já dissemos, saber ouvir é uma virtude. Se esforce para fazer dela seu acessório profissional.
  
   ABAIXO DE 21 PONTOS: Significa que, provavelmente, boa parte das mensagens que você escuta é deturpada e retransmitida com "interferência". Tenha cuidado com essa falta de atenção, pois você pode estar passando a imagem de uma pessoa desinteressada. Calma, isso não é um crime! Vários fatores, principalmente de hábito e personalidade, podem ter levado você a isso. Mas há como resolver! Procure identificar qual a forma de concentração à qual você melhor se adapta: tomando notas, olhando para a pessoa, interrompendo para poder gravar melhor cada parte da conversa, etc. Lembre-se de que uma grande parte de nossa comunicação é composta de palavras que têm significado diferente para cada interlocutor e a forma como ouvimos também é individual. A única maneira que temos de OUVIR MESMO é conferindo com o interlocutor o que realmente ele está querendo dizer.

   
   E você... é um bom ouvinte... precisa desenvolver alguma habilidade... Já passou por situações onde o fato de saber ouvir te ajudou ou atrapalhou???
Divida suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.