• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Fazendo a Diferença - Intra Empreendedorismo



Video da Semana



O espitíto intra-empreendedor, que gosta de ser desafiado, de se superar, de chegar onde os outros não chegam.

Obs: Só consegui o video em Espanhol, se alguém conseguir o video em português coloquem nos comentários pra dividir com a gente.




Fazendo a Diferença - Intra Empreendedorismo

   Você é um daqueles colaboradores que fazem mais do que é esperado de você? Que vai além de suas obrigações e responsabilidades? Que não apenas promove grandes idéias como tem a capacidade de realizá-las? Se a resposta para essas perguntas é "Sim", então parabéns, você deve fazer parte do seleto grupo de intra-empreendedores.

   O termo intra-empreendedor teve origem em 1975 quando consultores suecos perceberam que muitas boas idéias de dentro da empresa não vinham a tona e ao invés de investir nos sistemas de controle, começaram a desenvolver o potencial dos colaboradores.

   Segundo Gifford Pinchot, “O intra-empreendedorismo é uma forma organizacional que permite aos empregados expressarem o seu potencial, dando-lhes a liberdade, a capacidade de ação e os recursos necessários”.

   Segundo Bernard Shaw: “Alguns veem as coisas como elas são e se perguntam por que? Outros veem as coisas como elas jamais foram ou deveriam ser e se perguntam: Por que não?”. Esta é a visão que precisamos. 

   Atualmente este é um talento muito desejado pelo mercado de trabalho, mas infelizmente poucas pessoas possuem ou estão preocupadas em desenvolvê-la. Hoje vemos muitas pessoas procurando por empregos, mas poucas procurando por trabalho.

   Quando falamos do tema empreendedor, logo vem a nossa cabeça a imagem de uma pessoa que teve uma idéia, largou o emprego e montou um negócio de sucesso. Mas lembram das características dos empreendedores que falamos a semana passada? Criativos, Auto-motivados, persistente, pró-ativos, dinâmicos.

   Agora vem a pergunta... Será que um empreendedor não pode atuar dentro de uma empresa? É lógico que pode e eles existem, esses empreendedores querem desenvolver suas carreiras, se tornarem referência no mercado, gostam do mundo corporativo, alías  estes são, atualmente,  os líderes procurados pelas empresas. Talentos que enxergam o seu ambiente de trabalho com outros olhos, que veem oportunidades, que são entusiastas, que tem capacidade de realização e defendem a sua empresa como se fosse sua.
   Estas pessoas geralmente, são mais do que funcionário eficientes, que atingem as metas, que cumprem as regras, essas pessoas são “donas” da empresa em que trabalham.
 
   Apesar das empresas procurarem esses talentos, vemos que uma boa parte delas não possui um clima organizacional nem uma cultura adaptada para esses profissionais, vamos ver alguns obstáculos que normalmente existem na cultura empresarial:
  • Autonomia insuficiente dos colaboradores
  • Lentidão para aplicação de novas idéias
  • Uma cultura que não tolera o erro
  • Ausência de estímulo a inovação
  • Insuficiências de recursos aos potenciais inovadores
   Estas são algumas barreiras, mas no dia a dia, vemos mais do que somente os relacionados acima.
   Hoje é possível verificar que as empresas de maior desempenho funcionam como se fossem divididas em células de empreendedores, ou seja, possui diversas divisões com esses profissionais talentosos atuando.
  
E você é um intra-empreendedor? A sua empresa, promove o intra-empreendedorismo? O que mais você acha que pode promover esta cultura em sua empresa? Compartilhem suas opiniões através dos comentários... Vamos promover o crescimento compartilhado...

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.