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TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 2 comentários

Comum Única Ação


Video da Semana


 
Quando sabemos nos comunicar obtemos melhores resultados.







Comum Única Ação
  
   Comunicação é e sempre foi uma das principais soluções de nossos problemas, o interessante é que mesmo sabendo disso muitas vezes sofremos com a falta dela...

   Vamos tentar entender o que significa esta palavra???
 
   Qual o nosso objetivo quando falamos de boa comunicação? Normalmente fazer com que as pessoas se entendam, interajam, de forma, que trabalhem em sinergia para determinada atividade. Podemos dizer então que ela serve para gerar em um grupo uma orientação comum para determinada ação...
  
   O que quase ninguém consegue reparar é que a palavra COMUNICAÇÃO praticamente fala por si só... ela mesmo se explica... basta prestar um pouco mais de atenção nela...


   Separando a palavra dessa maneira fica fácil  para realmente definir o conceito dela... gerar uma ação, única e comum...

   O Engraçado é que vivemos em uma era digital, onde as distâncias diminuíram e a todo o momento vemos pessoas do mundo inteiro interligadas... E temos a sensação de que a comunicação é maior hoje, será?
Particularmente vejo um grande problema nisso, porque a partir do momento que ferramentas como MSN, Skype, email  entraram em nossa rotina diária para redução de custos e facilidade de “Comunicação” elas geraram outro problema, a interpretação.

   ISSO MESMO... INTERPRETAÇÃO... NÃO ENTENDEU AINDA!
  
   Simples assim... qual a impressão que vocês tiveram  na simples fase que escrevi acima...
  
   Que eu gritei... que sou impaciente, intolerante... Este é o grande problema dessas ferramentas novas, algumas vezes um simples bate papo pode gerar inúmeras interpretações, uma letra maiúscula pode dar a impressão que estou gritando, estou nervoso... quando simplesmente pode ser que eu esbarrei no “Caps Lock” do teclado e as letras saíram maiúsculas.
 
   O email que também é uma ferramenta de trabalho acabou virando uma certa fonte de acomodação, hoje ele virou uma ferramenta para “provar/documentar” que determinada informação foi enviado, que a pessoa foi avisada... Sabemos da correria do dia a dia e muitas vezes não vemos os nossos e-mails no decorrer dele...  O problema é que ao mesmo tempo que a pessoa que enviou pode dizer que fez a sua parte, a pessoa que recebeu pode dizer que não viu... Quem está certo?
  
   Em minha opinião não tem certo nem errado nessa história, mas se eu tivesse que decidir quem teve a atitude errada, essa pessoa seria a que enviou o email... O que aconteceu com o telefone? Custa pegar o telefone e falar pessoalmente com a pessoa, ou até mesmo avisar “Olha, te mandei um email”?

   É tão simples!!! Mais fácil de entender, não precisa de interpretação e convenhamos... Normalmente é mais rápido do que escrever um email...  e muito mais eficaz quando falamos direto com a pessoa, neste momento pode-se esclarecer todas as dúvidas e além de gerar uma ação mais eficaz, aumentar o nosso relacionamento com o colega... o que torna o nosso dia muito mais fácil e agradável...

  
   Como é a comunicação na sua empresa? Tem os mesmos problemas com as novas ferramentas? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...
  

2 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Acho que o problema básico é a EDUCAÇÃO. (Isso não só no âmbito empresarial.) Educação em seu pleno sentido:– conhecimento, respeito ao próximo (mesmo que este esteja longe (desculpe a brincadeira)), respeito a vida, enfim, ser humano em sua concepção mais básica. Infelismente, neste país, a maioria são de "PACHECOS" e o resto é acomodado. Faço (zemos) parte desta acomodação e não verei mudanças. Se um dia o povo (geral) tiver educação, entenderá o ditado: – "Uma andorinha só, não faz, verão" – e então mudanças ocorrerão.

  2. As ferramentas realmente são benéficas em alguns aspectos porém em outros podem causar diversos problemas.
    Meu nome é Rodrigo sou sócio de uma Pequena empresa de Web Sites e como a maioria a Internet e as ferramentas são meu cotidiano, posso dizer que raramente utilizo o telefone.

    Somos tão cegados pela tecnologia que quando nos damos conta que agora só uma ligação resolve a situação já pode estar terrível do outro lado devido a interpretação do que foi lido, e uma coisa que poderia ter sido esclarecida com uma ligação de 5 minutos, virou uma ligação de 30 minutos explicando que não era aquilo que você quis dizer.

    Antes o problema fosse só externo, existe o mal habito interno, minha sala fica a menos de 10 passos da sala de meus sócios, mas na maioria das vezes nossas conversas acontecem via MSN e já aconteceram diversas vezes perguntarem seu estava bem assim como eu também já perguntei, la se foi o tempo querendo intender o que estava acontecendo que nada verdade não era nada, foi eu quem achou que era algo (rsrsrsrsrs), parece até piada, mas lendo essa postagem acredito que a tecnologia "mal" utilizada pode "escravizar" e causar algumas situações em um ambiente de trabalho e com Clientes que poderiam ser evitadas com uma ligação ou uma conversa. Perca 10 minutos ao telefone ao invés de 5 fazendo um E-mail que metade seu Cliente pode não "compreender". Eu faço "errado" mas posso mudar meus hábitos e você concorda ? O uso da tecnologia já causou algum "problema" ?

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