Crescimento Compartilhado
Sociedade e Empresa crescendo juntos - Crescimento Compartilhado
Crescimento Compartilhado
A semana passada falamos de Crescimento Compartilhado, esta semana vamos ver o que as empresas podem fazer para gerar o valor compartilhado, segundo o conceito de Michael E. Porter e Mark Kramer.
Uma das primeiras coisas que valem ser frisadas novamente é que o conceito de Crescimento de Valor Compartilhado, não é o mesmo que Responsabilidade Social, vamos ver um quadro elaborado por eles que explica facilmente a diferença entre um e outro:
Ao olhar o quadro acima é possível verificar alguma semelhança, mas com uma diferença principal... O Crescimento Compartilhado, ao mesmo tempo que foca o crescimento da comunidade promove sempre um ganho para a empresa, seja de forma direta ou indireta... a verdadeira relação “Ganha, Ganha”.
Agora, como podemos promover este crescimento compartilhado nas empresas?? Segundo Porter e Kramer, existem três formas distintas para isso:
1 – Reconceber Produtos e Mercados – Atualmente muitas empresas deixaram de lado uma pergunta básica... “Nosso Produto é bom para os nossos Clientes?”
Esta é uma pergunta que precisa ser feita e a respostas mostra uma demanda que vem crescendo consideravelmente. Atualmente fornecedores de alimentos se preocupam menos com sabor e quantidade e mais com produtos que garantam uma melhor nutrição... Empresas criam soluções para economia de Energia, a linha Ecoimagination da GE chegou a um faturamento de US$ 18 bilhões em 2009... Em países menos desenvolvidos soluções que foquem benefícios para a base da pirâmide são cada vez desenvolvidos e apresentam ótimos resultados, como os bancos sociais e telefonia na Índia, por exemplo.
O ponto de partida para este quesito é identificar todas as necessidades, benefícios e diferenças sociais que podem estar associados aos produtos, isto não é fácil, pois o mercado é dinâmico... a tecnologia muda a todo tempo e com isso as nossas necessidades, esta é uma análise que deve ser feita com frequência.
2 – Redefinir a produtividade na cadeia de valor – A cadeia de valor inevitavelmente tem impacto na sociedade, consumo de água, energia, segurança, saúde, igualdade... problemas sociais podem trazer custos para as empresas... Nesta redefinição é possível avaliar toda a cadeia produtiva e promover melhorias que tenham impactos sociais e o mais importante é que hoje isso não é um custo para a empresa e sim um “investimento”, pois na maioria das vezes gera-se uma redução de custos, com ganhos de produtividade.
É incrível como o PDCA funciona bem nesse momento, mas o interessante realmente é aplica-lo a cadeia de valor, ao analisarmos como estamos funcionando é possível ver melhorias em diversos aspectos, para citar alguns itens podemos ver a questão logística, o uso de recursos naturais (energia, água, entre outros), a produtividade dos colaboradores diretos e indiretos, nossa localidade e de nossos fornecedores, entre muitos outros... se avaliarmos esses pontos vamos descobrir inúmeras maneiras de melhorá-los e até reinventá-los.
3 – Promover o Crescimento de Cluster Locais – Hoje vemos que isso já virou uma tendência. Nenhuma empresa é autossuficiente!!! Todas são afetadas pelos seus negócios e de seus fornecedores e colaboradores. Ao se criar Clusters locais é possível trazer desenvolvimento para a comunidade, porque este cluster não diz respeito apenas a empregos, uma empresa precisa de muito mais do que isso... Ao se desenvolver este tipo de Cluster, a empresa acaba trazendo universidades para treinar a comunidade local, postos de saúde, infraestrutura e aliado a isso ainda reduz os seus custos com logística, aumento de produtividade, treinamentos, entre outros... Um bom exemplo que podemos citar é o polo industrial de Camaçari, a região de Gravataí que com a abertura de montadoras trouxe um grande desenvolvimento para região, não sei se toda a estrutura montada foi realmente algo planejado, mas o resultado foi este.
Agora você pode pensar... Mas a responsabilidade disso não é do governo???. Concordo!!! Porém ao longo da história vemos que o governo é extremamente ineficiente nestes quesitos e que a iniciativa privada sempre soube lidar melhor com estes aspectos, agora em que vivemos uma era de concorrência, de visibilidade e de sustentabilidade... mais do que nunca as empresas terão que participar dessa responsabilidade.
E você, conhece alguma empresa que já está preparada ou se preparando para promover o Crescimento Compartilhado??? Divida suas experiências com a gente através dos comentários... Enquanto isso, vamos nós promover este Crescimento Compartilhado.
Marcelo, como sua professora no Ensino Fundamental II na Leão, percebo no seu texo e no seu trabalho as bases que lá no passado, quando vc era tão menininho, foram fincadas. Quando vc ficava até tarde da noite no Laboratório de Informática colaborando comigo, vc já demonstrava essa personalidade pró-ativa, que evoluiu para um estudo,uma proposta e uma atitude mais complexa. Encantei-me com seu texto, estou aprendendo com vc. Profª Selma