• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Crescimento Compartilhado

Vamos promover o Crescimento Compartilhado... Quando crescemos juntos... Crescemos mais...

Crescimento Compartilhado

   Toda a semana falamos de promover o Crescimento Compartilhado, dividindo experiências através dos comentários... Esta é uma forma de promover o crescimento onde os grupos de pessoas podem se ajudar, agora e se levarmos isso para o mundo empresarial??? Foi isso que Michael E. Porter  e Mark R. Kramer sugeriram para “salvar” o capitalismo, Criar um novo modelo de negócio, baseado na “Criação de Valor Compartilhado”.

   Mas o que será que eles querem dizer com “Valor Compartilhado”? Vamos ver como eles definem:
O que é “Valor Compartilhado”?
   O conceito de valor compartilhado pode ser definido como políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade de uma empresa ao mesmo tempo em que melhoram as condições socioeconômicas nas comunidades em que empresa atua. O foco da geração de valor compartilhado é identificar e ampliar o elo entre o progresso social e o econômico.
   O conceito repousa na tese de que tanto o progresso econômico como o social devem ser abordados com princípios do valor. O valor é definido como benefícios em relação a custos, não só benefícios. A geração de valor é uma idéia a muito empregada na atividade empresarial, onde o lucro é a receita obtida de cliente menos custos acarretados. Raramente, no entanto, a empresa aborda questões sociais pela ótica do valor, em geral, são tratadas como questões periféricas, o que turva a relação entre interesses econômicos e sociais.
   No setor social, pensar em termos de valor é ainda mais raro. Organizações sociais e entidades governamentais, costumam encarar o sucesso apenas em termos de benefícios alcançados ou do dinheiro gasto. A medida que governos e ONGs passarem a pensar mais em termos de valor, seu interesse em colaborar com a iniciativa privada inevitavelmente crescerá.
(Haward Business Rewiew - Janeiro 2011)

   Levando em conta esse conceito deles, vemos que hoje muitas empresas estão longe dessa análise de valor, um dos pontos que podem levar a esse “desvio” de análise é a própria cultura imediatista criada por nós. A maioria das decisões levam em considerações resultados de curto prazo, que aumentem o valor ao acionista, e muitas vezes, o bônus da diretoria (conflito de interesses), sem levar em conta o impacto causado para isso. Redução de mão de obra, terceirizações. Um dos exemplos que precisam ser reavaliados é a atual tendência de empresas quererem cada vez mais abrir unidades de produção onde a mão de obra é barata, achando que isso vai maximizar seus lucros. Definitivamente não estão avaliando o impacto causado ao seu consumidor final, que muitas vezes pode perder seu emprego por conta dessa externalização.

   Esse conceito de Crescimento Compartilhado altera o ponto de vista que a empresa trabalha com foco só para gerar lucro e que o simples fato de bons resultados e geração de empregos fecha o seu papel social.

   Quando falamos nesse valor compartilhado, não estamos falando em filantropia, em pagar mais, repartir os lucros da empresa, nada disso... estamos falando em ações que gerem benefícios para a comunidade em que a empresa esta inserida. Realizando uma análise criteriosa do negócio é possível ver que não se trata apenas de responsabilidade social ou questões periféricas, não estamos falando em gastos extras e sim em “investimentos”. Esse conceito pode gerar um grande diferencial competitivo para a empresa, aumentando sua produtividade... Vamos ver a imagem abaixo como podemos ligar algumas questões sociais com o aumento de produtividade.





   Tentem analisar cada elo de ligação e vai se impressionar com a quantidade de ações que podem ser geradas que trazem benefícios reais para a empresa.

   Por fim, estamos vivendo uma época de crise, precisamos inovar e reinventar os negócios, esta abordagem gera um cenário um pouco mais humano e dividi a responsabilidade do desenvolvimento econômico e social com todos.

   E você... Acredita que essa cultura de valor compartilhado pode dar certo? Conhece algumas ações empresarias que confirme esse ponto de vista? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.