• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Formação - Validade do Diploma

Entrevista da época negócios sobre o valor do diploma para os alunos...

Formação - Validade do Diploma


   A semana passada vimos sobre a empregabilidade e o novo mercado de EAD para promover esta maior empregabilidade... Esta relação entre estudo e trabalho vem se modificando ao longo do tempo. 
  
   Em 1982, por exemplo, uma pessoa com 11 anos de estudos tinha um rendimento 139,12% acima do ganho de outra pessoa sem qualquer escolaridade, e essa diferença saltava para 252,67% se fossem 15 anos de estudos. Já em 2004, os ganhos das pessoas que chegavam a 11 anos de escolaridade superavam em apenas 83,69% os rendimentos daquelas que nunca haviam freqüentado a escola, e, no caso de 15 anos de estudos, a diferença também diminuía, ficando em 178,26%. Isso não é um desistimulo para quem está estudando, mas na verdademostra que o Brasil está crescendo em busca dos números de países desenvolvidos.

   Segundo o estudo do Ipea, de 1982 a 2004 aumentou significativamente o nível educacional na força de trabalho do país. Em 1982,por exemplo, em torno de 25% dos trabalhadores chegavam a completar quatro anos de estudos.Pouco mais de 5% haviam parado na oitava série, quase 10% tinham encerrado seus estudos em 11 anos e apenas 5% completavam o nível superior.Com o avanço da escolaridade no país, em 1990, havia algumas diferenças significativas para alguns grupos: a força de trabalho com quatro anos completos de escolaridade passava de 20%,com oito chegava a quase 10% e com 11 a quase 15%.


   Durante os 22 anos estudados, o grande diferencial se deu entre os que chegavam aos 11 anos de escolaridade: eram mais de 15% do mercado de trabalho em 1998 e mais de 20% em 2004, bem longe daquele ano de 1982. Já os que completavam a universidade passavam pouco dos 5%, tanto em 1998 quanto em 2004.
   Hoje vemos que vários cursos se transformaram em comoditties, mas na minha opinião ainda impera uma grande verdade... o aluno é quem faz o curso...

   Os dados acima mostram o quão importante é um diploma e acho que todos devem buscar fazer um faculdade, pós, mestrado... enfim... se manter atualizado e estudando... mas a maior verdade de todas é que o que vale, é o que você sabe, o que você aprende e não um pedaço de papel escrito Diploma. Ele é necessário para participar de algumas vagas, mas existem muitas empresas que exigem formação e algumas vezes você nem precisa levar o seu diploma na empresa... e porque isso? Simples... Não adianta mentir... se você estudou, se se formou, você tem que saber fazerdeve ter o conhecimento, é que nem a fluência de outra língua, o diploma é um detalhe... você tem que falar e pronto...

   Sem dúvida, a experiência profissional acaba sendo um complemento do estudo, normalmente aprendemos mais no dia a dia do que dentro da faculdade, mas pare e pense o quanto a base teórica e os aprendizados da escola não facilitam o seu dia a dia hoje? Apesar de muitas vezes não nos darmos conta disso, essa base é essencial.

   Portanto não desperdicem oportunidades, estudem, aprendam e apliquem o aprendizado... Vou contar uma experiência que eu tive e aprendi da pior maneira possível... quando fiz o meu primeiro Senai, com 14 anos... costumava dormir na aula de segurança no trabalho... sabe o resultado? Aos 17 anos sofri um acidente de trabalho e perdi um dedo... talvez se não tivesse dormido naquelas aulas, não teria passado por isso, mas isso me ensinou a dar valor para as coisas e a me dedicar cada vez mais no que faço... de lá pra cá não desperdicei mais as oportunidades que tive...

   A grande verdade é que o mercado faz a seleção natural dos bons profissionais e não é um diploma que vai te salvar dessa seleção e sim a sua postura e conhecimento.

   E você... se mantém atualizado?? Tem aproveitado os cursos ou só tem feito por diploma? Conhece pessoas que aproveitaram ou que desperdiçaram a oportunidade de estudos que tiveram? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o crescimento compartilhado...

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.