• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Empresas x Mídias Sociais

As empresas deixam o monólogo e começam um diálogo

Empresas x Mídias Sociais

   Já vimos que as redes e midias sociais são uma tendência e não temos como fugir delas.
  
   Mas elas não são vilãs e sim ferramentas que se bem utilizadas podem trazer grandes ganhos para as empresas. Elas junto com a internet ampliaram nossa fronteiras e são grandes responsáveis pela globalização.
  
    Atualmente estas ferramentas acentuam o poder da sociedade na internet, elas promovem relacionamentos mais profundos, permitem rapida organização, melhoram a criação e a síntese do conhecimento e ajudam a conseguir as informações de maneira mais fácil.
    Podemos citar alguns exemplos, seguindo a ordem que citamos acima:
- Relacionamentos mais profundos - atualmente vemos inumeras comunidades, sites blogs que se tornam referência e ganham credibilidade, temos alguns exemplos no ramo médico... quantas vezes antes de ir ao médico não pesquisamos na internet, as vezes até depois de ir pesuquisamos para vverificar se a resposta que recebemos do médico, isto é uma forma de relacionamento que gera confiança.

- Rapida Organização - com a crise na Europa vimos como rapidamente grupos se organizara para protestar, vimos isso também aqui no Brasil nas marchas realizadas ultimamente contra a corrupção.

- Criação e sintese de Conhecimento - Além de sites colaborativos como Wikipedia, temos inumeras outras fontes de informação e conhecimento e que promovem o compartilhamento de informações e a participação dos usuários, este blog é um exemplo também.

- Filtragem de informação - Atualmente não existem duvidas que não possam ser respondidas rapidamente através de uma consulta na internet.

   Todas essas ferramentas são benéficas e deixam a sociedade mais informada.

   Agora imaginem estas ferramentas com informações da sua empresa, enquanto as informações forem boas, tudo bem, mas infelizmente pesquisas dizem que enquanto um cliente satisfeito fala para 3 pessoas sobre a sua experiência, um cliente insatisfeito fala para 11, imaginem essas 11 potecializadas na internet. Isso pode trazer impactos negativos imensuráveis.
























   Por isso é necessário que as empresas se preparem para utilizar todas essas ferramentas a seu favor e ser parceiro dessa comunidades, este tem sido um dos grandes desafios das equipes de marketing das empresas, atualmente o marketing das empresas estão acostumadas com um monólogo eagora precisam se prepara para um diálogo. Alguns passos podem ser seguidos pelas equipes de mídias para não deixar esta onda passar:

1 - Criem uma política formal de Mídias Sociais
2 - Monitorem comunidades internas e externas a internet
3 - Conversem e interajam com as comunidades, midias e redes sociais
4 - Seja o primeiro a responder

   Estas são apenas algumas dicas, mas não existe uma receita, num mercado dinâmico e tecnologias com ciclo de vidas cada vez menores, é necessário reinvenção a todo momento.

   E a sua empresa, como se relaciona com as midias sociais? Tem algum exemplo de ganhos e perdas que ocorreram através delas? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.