Empresas x Mídias Sociais
As empresas deixam o monólogo e começam um diálogo
Empresas x Mídias Sociais
Já vimos que as redes e midias sociais são uma tendência e não temos como fugir delas.
Mas elas não são vilãs e sim ferramentas que se bem utilizadas podem trazer grandes ganhos para as empresas. Elas junto com a internet ampliaram nossa fronteiras e são grandes responsáveis pela globalização.
Atualmente estas ferramentas acentuam o poder da sociedade na internet, elas promovem relacionamentos mais profundos, permitem rapida organização, melhoram a criação e a síntese do conhecimento e ajudam a conseguir as informações de maneira mais fácil.
Podemos citar alguns exemplos, seguindo a ordem que citamos acima:
- Relacionamentos mais profundos - atualmente vemos inumeras comunidades, sites blogs que se tornam referência e ganham credibilidade, temos alguns exemplos no ramo médico... quantas vezes antes de ir ao médico não pesquisamos na internet, as vezes até depois de ir pesuquisamos para vverificar se a resposta que recebemos do médico, isto é uma forma de relacionamento que gera confiança.
- Rapida Organização - com a crise na Europa vimos como rapidamente grupos se organizara para protestar, vimos isso também aqui no Brasil nas marchas realizadas ultimamente contra a corrupção.
- Criação e sintese de Conhecimento - Além de sites colaborativos como Wikipedia, temos inumeras outras fontes de informação e conhecimento e que promovem o compartilhamento de informações e a participação dos usuários, este blog é um exemplo também.
- Filtragem de informação - Atualmente não existem duvidas que não possam ser respondidas rapidamente através de uma consulta na internet.
Todas essas ferramentas são benéficas e deixam a sociedade mais informada.
Agora imaginem estas ferramentas com informações da sua empresa, enquanto as informações forem boas, tudo bem, mas infelizmente pesquisas dizem que enquanto um cliente satisfeito fala para 3 pessoas sobre a sua experiência, um cliente insatisfeito fala para 11, imaginem essas 11 potecializadas na internet. Isso pode trazer impactos negativos imensuráveis.
Por isso é necessário que as empresas se preparem para utilizar todas essas ferramentas a seu favor e ser parceiro dessa comunidades, este tem sido um dos grandes desafios das equipes de marketing das empresas, atualmente o marketing das empresas estão acostumadas com um monólogo eagora precisam se prepara para um diálogo. Alguns passos podem ser seguidos pelas equipes de mídias para não deixar esta onda passar:
1 - Criem uma política formal de Mídias Sociais
2 - Monitorem comunidades internas e externas a internet
3 - Conversem e interajam com as comunidades, midias e redes sociais
4 - Seja o primeiro a responder
Estas são apenas algumas dicas, mas não existe uma receita, num mercado dinâmico e tecnologias com ciclo de vidas cada vez menores, é necessário reinvenção a todo momento.
E a sua empresa, como se relaciona com as midias sociais? Tem algum exemplo de ganhos e perdas que ocorreram através delas? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...