Open Innovation
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Fontes internas e externas para a inovação - Open Innovation
Fontes internas e externas para a inovação - Open Innovation
Open Innovation
Open Innovation é um temo novo no dia a dia das empresas. Durante o último século a inovação era tratada praticamente como um ativo da empresa, ela era desenvolvida internamente e trancada a “sete chaves”. Isso era conhecida como closed innovation, porém a tecnologia atual e o acesso a informação estão transformando esta metodologia um tanto quanto obsoleta.
Com o Open Innovation as empresas deixam de aplicar todos os seus esforços em P&D, mas também compram e licenciam processos e patentes de outras empresas. Além disso, as idéias que não são aproveitadas internamente também são licenciadas para que possam ser compradas por outras empresas. Este é o conceito do Open innovation, usar diversas fontes, internas e externas para a inovação.
O termo foi criado por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley, em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, podemos ver uma representação grafica dessa metodologia:
No Brasil temos alguns exemplos de empresas que já estão aplicando esta metodologia, abaixo vamos ver alguns exemplos:
FIAT – Possui um projeto chamado Fiat MIO. Este projeto, desenvolvido em parceria com a agência Click, já economizou milhões em pesquisas com o consumidor. A partir de um site as pessoas puderam dar depoimentos do que esperam de um novo carro, além de idéias e sugestões para a criação do primeiro carro colaborativo.O lançamento foi no salão do automóvel, veja mais informações no site: http://www.fiatmio.cc/
O projeto contou com:
+ de dois milhões de visitantes
+ de trinta e dois mil comentários
+ de dez mil idéias enviadas
+ de dezessete mil participantes cadastrados
+ de 3000 desenhos de carros conceitos
Além disso, imaginem a satisfação do consumidor em saber que participou da criação de um novo automóvel, literalmente, “um carro pra chamar de seu”.
TECNISA – Em outubro de 2010 lançou um portal colaborativo perguntando para as pessoas qual o melhor lugar para se viver em comunidade, o Tecnisa Idéias. Com esta ferramenta a empresa poderá direcionar seus investimentos e verificar as necessidades e expectativas de seus futuros clientes, além de tentar entender a tendência deste mercado. Mais informações no site:
http://tecnisaideias.com.br/
Até o momento foram:
+ de 1100 idéias+ de 205 perguntas feitas
+ de 2000 participantes
NATURA e SIEMENS – Possuem parcerias com diversas universidades e centros de pesquisa espalhados por todo o país, além de serem lideres em seus mercados frequentemente ganham prêmios de inovação e mostram o comprometimento com o desenvolvimento social do país.
Abaixo uma tabela comparativa entre os modelos fechado e aberto de inovação:
Em um mundo onde o ciclo de vida dos produtos estão cada vez mais curtos, o Open Innovation abre fronteiras para as empresas conseguirem lançar novos produtos com mais agilidade e menores custos de P&D, além de promoverem maior integração e quebras de paradigma.
Closed innovation | Open innovation | |
Equipe de P&D | Pessoas talentosas trabalham com a gente | Devemos trabalhar com pessoas talentosas. De dentro e fora da empresa |
Onde fazer P&D | Para ter lucro com o P&D, devemos manter internamente o descobrimento, desenvolvimento e comercialização | P&D Externo pode gerar um significativo valore o P&D interno é necessário para garantir a realização desse valor |
Origem das tecnologias | Se descobrimos esta tecnologia, vamos levar ao mercado primeiro | Não precisasmo descobrir a tecnologia para obter lucro dela |
Pioneirismo | Uma empresa que lança uma inovação no mercado primeiro ira vencer | Construir um melhor modelo de negócio é mais imporatnte do que simplesmente ser o primeiro a entrar no mercado |
Quantidade / Qualidade | Se criarmos a maioria e as melhores idéias do mercado vamos vencer | Com um uso mais eficiente das idéias internas e externas, vamos vencer |
Propriedade intelectual | Nós deveriamos controlar nossas patentes, para que nossos concorrentes não possam se aproveitar de nossas idéias | Nós deveriamos aproveitar o uso das nossas patentes por terceiros e licenciar tecnologias desenvolvidas por outros, sempre que ela vier a contribuir para nosso crescimento |
Fonte: Instituto Inovação |
Em um mundo onde o ciclo de vida dos produtos estão cada vez mais curtos, o Open Innovation abre fronteiras para as empresas conseguirem lançar novos produtos com mais agilidade e menores custos de P&D, além de promoverem maior integração e quebras de paradigma.
E você tem outros exemplos de empresas que estão aplicando essas ferramentas? Deixe sua opinião e experiência através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...