• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 1 comentários

Sustentabilidade em Foco - Parte III

Video da Semana
Cuidando do meio ambeiente - Para ele cuidar da gente.


Sustentabilidade em Foco - Parte III

   Nas últimas duas semanas, falamos muito sobre a sustentabilidade, a influência na imagem, como abordar o tema na empresa, alguns casos de sucesso e insucesso. Vimos também o prazo médio para essa mudança de cultura e casos de empresas que alcançaram êxito nessa mudança.
   A maioria envolveu  inovação em produtos, uma boa parte pode ler e pensar: “Isso não se aplica ao meu negócio, eu não desenvolvo produtos”. É verdade que muitas empresas não desenvolvem nenhum tipo de produto, mas será que isso impede delas aplicarem o conceito de sustentabilidade?
   É indiscutível que essas inovações de produtos produzem resultados mais gratificantes. Normalmente, precisam de altos investimentos, ao mesmo tempo que trazem um valor agregado maior, mas existem diversas maneiras de empresas de serviços, comerciais, marketing, entre outras aplicar alguns conceitos de sustentabilidade. O grande paradigma ainda é o custo, muitas pessoas já falam que é inviável, antes mesmo de começar o estudo.
   Tive a oportunidade de ver alguns projetos de sustentabilidade e alguns me chamaram muita atenção, porque foi possível ver como  se tornam economicamente viáveis.
   Papel – O papel é um dos materiais de uso e consumo mais utilizado nas empresas, qualquer redução já traz um ótimo resultado. Algumas empresas utilizam papel reciclado, mas esse papel sempre foi “mais caro”. Atualmente além de encontrarmos papéis reciclados a preços mais acessíveis, temos papéis feitos com o bagaço de cana e por incrível que pareça, no mesmo preço ou mais baratos do que a folha de sulfite normal.
   Gestor de Frota – Existem empresas que possuem muitas pessoas em sua equipe de campo, o investimento em gestor de frota normalmente é alto, principalmente se for um de boa qualidade. A principio o investimento parece inviável, mas com controles de velocidade, rotação, movimentação e otimização de rotas é possível diminuir consideravelmente o consumo de combustível. Estamos falando em índices de 15% a 20%, aliado a isso, ainda aumentamos a segurança para os colaboradores e diminuímos o custo de manutenção. Será que esse investimento realmente não vale a pena?
   Coleta Seletiva – Este é tão simples, que é difícil imaginar, como tantas empresas ainda não o aplicam. Vamos concordar que o sistema publico de coleta seletiva é vergonhoso, mas este fato não impede de coloca-lo em prática. Hoje existem inúmeras “Ongs” que coletam estes materiais, basta agendar. Muitos lugares até compram esses materiais, ou seja, isso representa uma receita a mais para a empresa. Realmente, não fazer a coleta seletiva nos dias de hoje, só por falta de vontade mesmo.
   Energia -  Computadores ligados sem uso, luzes acesas e um dos principais vilões, o ar condicionado. Já imaginou o benefício para o meio ambiente se você permanecer 3 horas por dia com o Ar Condicionado desligado? Quer ver uma forma de reduzir um grande custo e ao mesmo tempo ser sustentável?. Vocês sabiam que no horário de ponta a energia chega a ser 10x mais caro do que no horário normal? Pois bem... Se nesse período, você desligar o ar condicionado, além de garantir uma redução considerável na conta de energia, ainda vai conseguir causar um impacto ambiental menor. Bom, não é?
   Estes são alguns casos, utilizando a criatividade e perdendo algum tempo pensando na sustentabilidade, é possível encontrar muitas outras.

   Tem algum exemplo de outras açoes que promovam a sustentabilidade. Escreva pra gente através dos comentários. Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

One Response so far.

  1. Daniel says:

    Interessante esse post!
    Lendo o post eu lembro do tanto de copo descartável que é utilizado dentro das empresas pelos próprios funcionários.
    Vamos considerar para o exemplo, 100 funcionários. Considerando que cada um durante sua jornada de trabalho entre beber água, café, chá, entre outros, utilize 5 copos descartáveis. Isso da um total de 500 copos por dia! Qual o custo disso? Como reduzir esse custo? Um idéia interessante para essa situação, é cada funcionário ter seu próprio copo, xícara, squeeze ou o que quer que seja. Isso já seria um pequeno gesto de sustentabilidade! Começe pelas reduções mais significativas até a menor significativa possível. No final o resultado pode ser surpriendente. (:

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.