• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 1 comentários

Inteligência Emocional - Controlando suas Atitudes
VIDEO DA SEMANA

Enquanto algumas pessoas ficam se lamentando pelos seus problemas, outras entram em ação e com criatividade alcançam seus objetivos.

Inteligência Emocional - Controlando suas Atitudes

   Estatisticamente, está mais que comprovado que as pessoas que vivem preocupadas e estressadas são menos produtivas, apresentam maiores problemas de saúde, menor poder de raciocínio e conclusão. Muitas vezes esses casos possuem causas psicosomáticas. Corroborando com isso, vemos que nos últimos 5 anos o consumo de anti-depressivos no mundo subiu 26,4%.
   Nos últimos anos realmente estamos vendo um grande aumento de problemas relacionadas ao Stress, porém o assunto “Preocupação” já é abordado há muito tempo, veja alguns exemplos:
  • "Algumas Pessoas estão fazendo uma preparação tão minuciosa para os dias de chuva que eles não estão aproveitando o brilho do sol de hoje" (Willian Feather - jornalista Cleveland Pass - 1916)
  • "Eu sou um homem velho e conheci um grande número de preocupações, mas a maioria delas nunca aconteceu" (Mark Twain - Escritor Americano - 1835 - 1910)
  • "Normalmente os homens preocupam-se mais com aquilo que não podem ver que com aquilo que podem" (Julio César - Imperador Romano)
   Não estou dizendo que temos que deixar todos os nossos problemas de lado, mas que tal se utilizássemos uma nova abordagem. Porque no lugar de nos preocuparmos com nossos problemas, a gente não começa a se interessar por eles? Parece que é a mesma coisa, mas vamos ao dicionário e vejamos a diferença de preocupação e interesse:

Preocupação
1. Estado de um espírito ocupado por uma ideia fixa a ponto de não prestar atenção a nada mais.
2. Inquietação.
3. Desassossego.
4. Pressentimento triste.

Interesse                                                      
1. Proveito, utilidade, conveniência, vantagem.
2. Lucro.
3. Atenção, importância, valor.
4. Empenho, Desejo Veemente.

   Perceberam a diferença entre uma palavra e outra, o interesse nos dá ações muito mais positivas e efetivas, nos faz progredir, se empenhar, ao passo que a preocupação nos consome, tira o nosso foco e impede nossas ações.
   Quantas vezes não deixamos de resolver os problemas de hoje, preocupados com o de amanhã, sem nem saber se o problema de amanhã vai realmente acontecer. Pesquisas sugerem que cerca de 80% dos problemas que nos preocupam normalmente não chegam nem a acontecer.
  Querem um exemplo?... Pensem em algumas coisas que te preocupam no momento, anotem isso num papel e guardem. Daqui a algum tempo peguem este papel novamente e vejam... quantas delas realmente aconteceram?... E quantas se resolveram por si só, ou nem mesmo chegaram perto de acontecer?... Será que valeu a pena toda a sua preocupação?... Vocês vão se impressionar com o resultado.

   Li uma frase no livro “Como evitar preocupações e começar a viver” do Dale Carnegie, que representa muito bem o interesse e não a preocupação pelos problemas “Vivam em caixas hermeticamente fechadas”, ou seja, tenham o seu dia como esta caixa, se interessem pelos problemas de hoje. Os de ontem já passaram, não adianta ficar se remoendo. Os de amanhã não sabemos se vão acontecer e se acontecerem, serão resolvidos só amanhã. Os problemas de hoje devem ser o nosso foco, se estes forem resolvidos, vão gerar menos problemas amanhã e teremos um dia mais completo e produtivo, com a sensação de dever cumprido.

   Não confundam tudo isso com falta de planejamento, são coisas diferentes. Isto é só uma nova abordagem, um jeito novo de encarar os problemas e as preocupações. Tentem e vejam como o dia a dia de vocês vai mudar.

Bibliografia de Apoio:
Bibliografia: Como evitar preocupações e Começar a Viver
Autor: Dale Carnegie
Editora: Companhia Editora Nacional

Agora é a hora de conversarmos sobre o tema. Deixem seus comentários com suas experiências, opiniões e pontos de vista. Vamos debater o assunto. Um grande abraço e até a semana que vem.

One Response so far.

  1. Daniel says:

    Gostei do post e do vídeo!!! Eu nunca tinha passado por aqui antes, vou começar a seguir as publicações! Parabéns pela iniciativa do Blog! Abraços...

Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.