• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Sustentabilidade em Foco - Parte II

Video da Semana
 A partir de ações inocentes e criativas podem surgir as melhores soluções.
Campanha da GE - Ecoimagination


Sustentabilidade em Foco - Parte II

   Na semana passada, falamos bastante sobre como as empresas estão buscando mudar a sua imagem, focando a sustentabilidade. Com certeza isso não é uma tarefa fácil, vimos que vão além de discursos, devem ser traduzidos em “ações percebidas”.
   A grande dificuldade é como trazer essa realidade para dentro da empresa. Isso pede mudança de atitude e cultura. Vicente Falconi, em seu livro “O Verdadeiro Poder” fala que o tempo necessário para se mudar a cultura de uma empresa é de aproximadamente 5 anos, tive a oportunidade de atuar em alguns projetos e realmente acredito que o prazo necessário seja bem próximo disso, ou seja, quem ainda não começou, já está atrasado.
   Uma mudança desse tipo depende de todos os colaboradores da empresa, são necessários políticas e valores explícitos, um envolvimento de todo o time e projetos sustentados por três pilares:
  1. Economicamente Viável
  2. Ambientalmente Correto
  3. Socialmente Justo
A figura abaixo (Construindo a sustentabilidade), demonstra como isso pode ser construído na empresa.

   Aí começa o grande problema, ainda existeum paradigma de que essas ações sustentáveis são economicamente inviáveis... Será que são mesmo?
   Vamos ver dois casos que quebram este paradigma:
  
   Caso GE – Em 2004 a GE fez um grande endomarketing, informando que todas as suas divisões deveriam lanças produtos “verdes” A principio isso não foi aceito com tanta credibilidade e muitos duvidavam, mas nessas horas a inspiração vale mais, lançaram a linha Ecoimagination. Em 2007 (3 anos depois)  a linha Ecoimaginatios teve um faturamento de USD 14 bilhões, representando 10% do volume de vendas da GE. Em 2010 a empresa esperava faturar cerca de USD 25 bilhões e já possuíam mais de 50 produtos com a bandeira Ecoimagination. Além disso reduziu em cerca de 20% a emissão de CO2 mesmo com 40% de aumento do faturamento. Isso trouxe uma certa valorização das ações por conta dos crescimentos dos negócios sustentáveis.

   Caso Toyota – Este é um pouco mais antigo, em 93, a Toyota anuncia que vai investir no desenvolvimento dos motores híbridos (elétrico e etanol), na época ninguém deu valor, a maioria até mesmo dúvida de que isso fosse possível. Prevendo os aumentos do petróleo e a constante preocupação mundial com o aquecimento global, mantiveram essa postura. Em 2004, o Prius (Carro Hibrido) é considerado o carro do Ano. e em 2006 com o prestígio dessa tecnologia a Toyota encosta no faturamento da GM (USD 11,6 Bilhões) e o Prius se torna um dos carros mais vendidos no mundo.
   Nos dois casos podemos ver que o período de incubação foi razoavelmente longo, essa é uma cultura que deve ser plantada e altamente divulgada, muitas vezes exige um pouco de "sangue frio" e postura. E você... já começou na sua empresa?

 


Quem tiver algum exemplo ou comentário sobre o post podem nos enviar através do Comentários. Vamos conversar sobre o tema.


Leave a Reply

Comente aqui suas experiências ou opiniões sobre o tema.