• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
Posted by Marcelo Ambrizzi - - 1 comentários

Crescimento Compartilhado

Sociedade e Empresa crescendo juntos - Crescimento Compartilhado

Crescimento Compartilhado

   A semana passada falamos de Crescimento Compartilhado, esta semana vamos ver o que as empresas podem fazer para gerar o valor compartilhado, segundo o conceito de Michael E. Porter e Mark Kramer.


   Uma das primeiras coisas que valem ser frisadas novamente é que o conceito de Crescimento de Valor Compartilhado, não é o mesmo que Responsabilidade Social, vamos ver um quadro elaborado por eles que explica facilmente a diferença entre um e outro:



   Ao olhar o quadro acima é possível verificar alguma semelhança, mas com uma diferença principal... O Crescimento Compartilhado, ao mesmo tempo que foca o crescimento da comunidade promove sempre um ganho para a empresa, seja  de forma direta ou indireta... a verdadeira relação “Ganha, Ganha”.

   Agora, como podemos promover este crescimento compartilhado nas empresas??  Segundo Porter e Kramer, existem três formas distintas para isso:

1 – Reconceber Produtos e Mercados – Atualmente muitas empresas deixaram de lado uma pergunta básica... “Nosso Produto é bom para os nossos Clientes?”

   Esta é uma pergunta que precisa ser feita e a respostas mostra uma demanda que vem crescendo consideravelmente. Atualmente fornecedores de alimentos se preocupam menos com sabor e quantidade e mais com produtos que garantam uma melhor nutrição... Empresas criam soluções para economia de Energia, a linha Ecoimagination da GE chegou a um faturamento de US$ 18 bilhões em 2009... Em países menos desenvolvidos soluções que foquem benefícios para a base da pirâmide são cada vez desenvolvidos e apresentam ótimos resultados, como os bancos sociais e telefonia na Índia, por exemplo.

   O ponto de partida para este quesito é identificar todas as necessidades, benefícios  e diferenças sociais que podem estar associados aos produtos, isto não é fácil, pois o mercado é dinâmico... a tecnologia muda a todo tempo e com isso as nossas necessidades, esta é uma análise que deve ser feita com frequência.

2 – Redefinir a produtividade na cadeia de valor – A cadeia de valor inevitavelmente tem impacto na sociedade, consumo de água, energia, segurança, saúde, igualdade... problemas sociais podem trazer custos para as empresas... Nesta redefinição é possível avaliar toda a cadeia produtiva e promover melhorias que tenham impactos sociais e o mais importante é que hoje isso não é um custo para a empresa e sim um “investimento”, pois na maioria das vezes gera-se uma redução de custos, com ganhos de produtividade.

   É incrível como o PDCA funciona bem nesse momento, mas o interessante realmente é aplica-lo a cadeia de valor, ao analisarmos como estamos funcionando é possível ver melhorias em diversos aspectos, para citar alguns itens podemos ver a questão logística, o uso de recursos naturais (energia, água, entre outros), a produtividade dos colaboradores diretos e indiretos, nossa localidade e de nossos fornecedores, entre muitos outros... se avaliarmos esses pontos vamos descobrir inúmeras maneiras de melhorá-los e até reinventá-los.

3 – Promover o Crescimento de Cluster Locais – Hoje vemos que isso já virou uma tendência. Nenhuma empresa é autossuficiente!!! Todas são afetadas pelos seus negócios e de seus fornecedores e colaboradores. Ao se criar Clusters locais é possível trazer desenvolvimento para a comunidade, porque este cluster não diz respeito apenas a empregos, uma empresa precisa de muito mais do que isso... Ao se desenvolver este tipo de Cluster, a empresa acaba trazendo universidades para treinar a comunidade local, postos de saúde, infraestrutura e aliado a isso ainda reduz os seus custos com logística, aumento de produtividade, treinamentos, entre outros... Um bom exemplo que podemos citar é o polo industrial de Camaçari, a região de Gravataí que com a abertura de montadoras trouxe um grande desenvolvimento para região, não sei se toda a estrutura montada foi realmente algo planejado, mas o resultado foi este.

   Agora você pode pensar... Mas a responsabilidade disso não é do governo???. Concordo!!! Porém ao longo da história vemos que o governo é extremamente ineficiente nestes quesitos e que a iniciativa privada sempre soube lidar melhor com estes aspectos, agora em que vivemos uma era de concorrência, de visibilidade e de sustentabilidade... mais do que nunca as empresas terão que participar dessa responsabilidade.


   E você, conhece alguma empresa que já está preparada ou se preparando para promover o Crescimento Compartilhado??? Divida suas experiências com a gente através dos comentários... Enquanto isso, vamos nós promover este Crescimento Compartilhado.

Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Crescimento Compartilhado

Vamos promover o Crescimento Compartilhado... Quando crescemos juntos... Crescemos mais...

Crescimento Compartilhado

   Toda a semana falamos de promover o Crescimento Compartilhado, dividindo experiências através dos comentários... Esta é uma forma de promover o crescimento onde os grupos de pessoas podem se ajudar, agora e se levarmos isso para o mundo empresarial??? Foi isso que Michael E. Porter  e Mark R. Kramer sugeriram para “salvar” o capitalismo, Criar um novo modelo de negócio, baseado na “Criação de Valor Compartilhado”.

   Mas o que será que eles querem dizer com “Valor Compartilhado”? Vamos ver como eles definem:
O que é “Valor Compartilhado”?
   O conceito de valor compartilhado pode ser definido como políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade de uma empresa ao mesmo tempo em que melhoram as condições socioeconômicas nas comunidades em que empresa atua. O foco da geração de valor compartilhado é identificar e ampliar o elo entre o progresso social e o econômico.
   O conceito repousa na tese de que tanto o progresso econômico como o social devem ser abordados com princípios do valor. O valor é definido como benefícios em relação a custos, não só benefícios. A geração de valor é uma idéia a muito empregada na atividade empresarial, onde o lucro é a receita obtida de cliente menos custos acarretados. Raramente, no entanto, a empresa aborda questões sociais pela ótica do valor, em geral, são tratadas como questões periféricas, o que turva a relação entre interesses econômicos e sociais.
   No setor social, pensar em termos de valor é ainda mais raro. Organizações sociais e entidades governamentais, costumam encarar o sucesso apenas em termos de benefícios alcançados ou do dinheiro gasto. A medida que governos e ONGs passarem a pensar mais em termos de valor, seu interesse em colaborar com a iniciativa privada inevitavelmente crescerá.
(Haward Business Rewiew - Janeiro 2011)

   Levando em conta esse conceito deles, vemos que hoje muitas empresas estão longe dessa análise de valor, um dos pontos que podem levar a esse “desvio” de análise é a própria cultura imediatista criada por nós. A maioria das decisões levam em considerações resultados de curto prazo, que aumentem o valor ao acionista, e muitas vezes, o bônus da diretoria (conflito de interesses), sem levar em conta o impacto causado para isso. Redução de mão de obra, terceirizações. Um dos exemplos que precisam ser reavaliados é a atual tendência de empresas quererem cada vez mais abrir unidades de produção onde a mão de obra é barata, achando que isso vai maximizar seus lucros. Definitivamente não estão avaliando o impacto causado ao seu consumidor final, que muitas vezes pode perder seu emprego por conta dessa externalização.

   Esse conceito de Crescimento Compartilhado altera o ponto de vista que a empresa trabalha com foco só para gerar lucro e que o simples fato de bons resultados e geração de empregos fecha o seu papel social.

   Quando falamos nesse valor compartilhado, não estamos falando em filantropia, em pagar mais, repartir os lucros da empresa, nada disso... estamos falando em ações que gerem benefícios para a comunidade em que a empresa esta inserida. Realizando uma análise criteriosa do negócio é possível ver que não se trata apenas de responsabilidade social ou questões periféricas, não estamos falando em gastos extras e sim em “investimentos”. Esse conceito pode gerar um grande diferencial competitivo para a empresa, aumentando sua produtividade... Vamos ver a imagem abaixo como podemos ligar algumas questões sociais com o aumento de produtividade.





   Tentem analisar cada elo de ligação e vai se impressionar com a quantidade de ações que podem ser geradas que trazem benefícios reais para a empresa.

   Por fim, estamos vivendo uma época de crise, precisamos inovar e reinventar os negócios, esta abordagem gera um cenário um pouco mais humano e dividi a responsabilidade do desenvolvimento econômico e social com todos.

   E você... Acredita que essa cultura de valor compartilhado pode dar certo? Conhece algumas ações empresarias que confirme esse ponto de vista? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

Posted by Marcelo Ambrizzi - - 0 comentários

Steve Jobs

Video da Apple, declarando guerra a IBM e começando a revolucionar o mundo.

Steve Jobs

   Primeiro gostaria de pedir desculpas pelas ultimas semanas, sem publicar... Agora voltamos com a corda toda, hoje já estava com um assunto "engatilhado", mas aos 45 minutos do segundo tempo recebi uma noticia que me deixou muito triste, mesmo não sendo tão conhecedor do mundo da tecnologia, hoje 05/10 morreu Steve Jobs...

   Por conta disso, não poderia deixar de mudar de assunto e falar um pouco desse  gêniodo nosso tempo, até porque se hoje posso sentar no sofa e escrever em um blog, provavelmente só é possível por causa das "maluquices", no bom sentido, desse cara.

    A história dele é incrível, foi dado para adoção, não conseguiu terminar a faculdade por dificuldades financeiras e ainda assim criou uma das empresas mais valiosas do mundo.

   Em 1976, ao lado de seu parceiro Steve Wozniak, fundou a Apple I e logo em seguida a Apple II, devido ao sucesso de seus computadores "simples" e "criativos" em 1979 começaram um projeto ousado que revolucionária totalmente o mercado de Hardware e Software, o famoso projeto "Macintosh".

  Este projeto demorou cerca de 5 anos e em 1984, o projeto virou realidade, o primeiro e unico computador com interface gráfica, tipografia e interface gráfica da época, além disso soma-se todo o estardalhaço de marketing feito nos intervalos do Superbowl e declarou abertamente uma certa "guerra" cotra a IBM.

   Depois disso um "inteligente" conselho administrativo, resolveu tirar o Steve Jobs da Apple... Depois disso ele fundou outra empresa a Next e em 1986 comprou a Pixar da Lucasfilm... Nem preciso dizer o que aconteceu... hoje sabemos o tamanho e a força da Pixar, para ter uma idéia de valores, ela foi comprada por cerca de 6 milhões e vendida por 7,4 bilhões para a Disney.



   Pois bem, o tempo passou e o que aconteceu em 1997??? A Apple comprou a Next de Steve Jobs para desenvolver seu sitema operacional e com isso ele estava de volta... Nessa época a Apple estava meio ruim das pernas e 40% de suas ações foram vendidas para a concorrente Microsoft e lançarama o IMAC com o novo sistema operacional, que foi um sucesso de vendas e possibilitou a recompra das ações.

   Depois disso liderado por Jobs, criaram o MAC OS e as vendas aumentaram consideravemente, nesse período lançaram o Imac com um design totalmente inovador e colorido, o que revolucionou novamente o mercado de PCs. Em 2001 começaram a diversificar seu mercado, aí, me desculpem... eles mudaram o mundo... Criaram o Ipod, junto com a sua loja de venda de musicaso Itunes, nesse momento eles já conquistaram o mercado.. e até hoje temos os decenedntes do Ipod...

   Em 2007 lançaram o Iphone, mudaram o mercado de celulares, hoje é um item de desejo e quase obrigatório para muita gente... depois disso o Ipad que também criou uma nova necessidade para todos.

   Não pensem que esqueci de falar sobre a doença e toda a luta dos últimos anos, simplesmente quando se fala de Steve Jobs tem muita coisa mais interessante para falar e a lembrança ue temos que guardar é tudo o que ele fez pelo mundo e todas as revoluções que ele criou... Se hoje vivemos como vivemos ele é responsável por grande parte disso...

   Espero continuar nos próximos anos a ver muitas novidades e uma série de "IQualquer coisa", que o legado dele continue a se desenvolver... ele que nos deu uma aula de inovação, ousadia, determinação e criou um novo mundo.

   Obrigado Steve Jobs... Descanse em paz...


   E você... como a Apple ou qualquer criação de Steve Jobs influência sua vida... com certeza influência... Divida com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...