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TABULA RASUS

Tabula Rasa é um conceito do antigo filósofo inglês John Locke, onde diz que todas as pessoas nascem sem saber de absolutamente nada, sem impressões nenhuma, sem conhecimento algum. Então todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, o homem nasce como se fosse uma "Folha em branco". Este blog nasce com este conceito, compartilhar idéias, experiências, diferentes pontos de vista, para juntos, escrever esta "Folha em Branco".
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Open Innovation



Video da Semana


Fontes internas e externas para a inovação - Open Innovation



Open Innovation
  


   Open Innovation  é um temo novo no dia a dia das empresas. Durante o último século a inovação era tratada praticamente como um ativo da empresa, ela era desenvolvida internamente e trancada a “sete chaves”. Isso era conhecida como closed innovation, porém a tecnologia atual e o acesso a informação estão transformando esta metodologia um tanto quanto obsoleta.

   Com o Open Innovation as empresas deixam de aplicar todos os seus esforços em P&D, mas também compram e licenciam processos e patentes de outras empresas. Além disso, as idéias que não são aproveitadas internamente também são licenciadas para que possam ser compradas por outras empresas. Este é o conceito do Open innovation, usar diversas fontes, internas e externas para a inovação.


   O termo foi criado por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley, em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, podemos ver uma representação grafica dessa metodologia: 




















   No Brasil temos alguns exemplos de empresas que já estão aplicando esta metodologia, abaixo vamos ver alguns exemplos:
FIAT – Possui um projeto chamado Fiat MIO. Este projeto, desenvolvido em parceria com a agência Click, já economizou milhões em pesquisas com o consumidor. A partir de um site as pessoas puderam dar depoimentos do que esperam de um novo carro, além de idéias e sugestões para a criação do primeiro carro colaborativo.O lançamento foi no salão do automóvel, veja mais informações no site: 
http://www.fiatmio.cc/


O projeto contou com:
+ de dois milhões de visitantes
+ de trinta e dois mil comentários
+ de dez mil idéias enviadas
+ de dezessete mil participantes cadastrados
+ de 3000 desenhos de carros conceitos

Além disso, imaginem a satisfação do consumidor em saber que participou da criação de um novo automóvel, literalmente, “um carro pra chamar de seu”.

TECNISA – Em outubro de 2010 lançou um portal colaborativo perguntando para as pessoas qual o melhor lugar para se viver em comunidade, o Tecnisa Idéias. Com esta ferramenta a empresa poderá direcionar seus investimentos e verificar as necessidades e expectativas de seus futuros clientes, além de tentar entender a tendência deste mercado. Mais informações no site:
 http://tecnisaideias.com.br/

Até o momento foram:
+ de 1100 idéias
+ de 205 perguntas feitas
+ de 2000 participantes

NATURA e SIEMENS – Possuem parcerias com diversas universidades e centros de pesquisa espalhados por todo o país, além de serem lideres em seus mercados frequentemente ganham prêmios de inovação e mostram o comprometimento com o desenvolvimento social do país.
Abaixo uma tabela comparativa entre os modelos fechado e aberto de inovação:

Closed innovationOpen innovation
Equipe de P&DPessoas talentosas trabalham com a genteDevemos trabalhar com pessoas talentosas. De dentro e fora da empresa
Onde fazer P&DPara ter lucro com o P&D, devemos manter internamente o descobrimento, desenvolvimento e comercializaçãoP&D Externo pode gerar um significativo valore o P&D interno é necessário para garantir a realização desse valor
Origem das tecnologiasSe descobrimos esta tecnologia, vamos levar ao mercado primeiroNão precisasmo descobrir a tecnologia para obter lucro dela
PioneirismoUma empresa que lança uma inovação no mercado primeiro ira vencerConstruir um melhor modelo de negócio é mais imporatnte do que simplesmente ser o primeiro a entrar no mercado
Quantidade / QualidadeSe criarmos a maioria e as melhores idéias do mercado vamos vencerCom um uso mais eficiente das idéias internas e externas, vamos vencer
Propriedade intelectualNós deveriamos controlar nossas patentes, para que nossos concorrentes não possam se aproveitar de nossas idéiasNós deveriamos aproveitar o uso das nossas patentes por terceiros e licenciar tecnologias desenvolvidas por outros, sempre que ela vier a contribuir para nosso crescimento
Fonte: Instituto Inovação


   Em um mundo onde o ciclo de vida dos produtos estão cada vez mais curtos, o Open Innovation abre fronteiras para as empresas conseguirem lançar novos produtos com mais agilidade e menores custos de P&D, além de promoverem maior integração e quebras de paradigma.
 
 
E você tem outros exemplos de empresas que estão aplicando essas ferramentas? Deixe sua opinião e experiência através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

 

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Inovação Inovadora



Video da Semana


Com acesso as informações, a tomada de decisão para ações inovadoras se torna bem mais fácil


Inovação Inovadora

   Muito foi falado sobre a geração de ideias. Agora, o que fazer com elas? Como decidir em qual devemos manter o nosso foco? O Post dessa semana leva este pleonasmo no titulo  de forma proposital, porque vamos ver uma ferramenta muito utilizada em processos de inovação e logo em seguida uma ferramenta bem inovadora.

   A primeira ferramenta e uma das mais utilizadas se refere ao “Funil de Inovação”, como vemos na figura abaixo:




 
   O funil de inovação foi desenvolvido por Clark e Wheelwright. Esta ferramenta é formada por 5 elementos, dois deles fora do funil, referindo-se as idéias de entradas e projetos de saída, ou seja, boca e fundo do funil. Além desses elementos, dentro do funil temos três gates que fazem as seleções/filtros das idéias. Estes Gates são:
1 – Ideias – Nesse ponto as ideias são refinadas e revisadas, verificando seu alinhamento com as estratégias da empresa. Todo levantamento financeiro e de recursos é feito nesta fase e a partir daí passa pelo primeiro gate, chamado Charter Gate. Neste momento, algumas idéias já são descartadas.
2 – Viabilidade – As ideias pré selecionadas passam pela fase de viabilidade. Os números são quantificados com mais precisão, questões tecnológicas e mercadológicas também são avaliadas e geram informações para a tomada de decisão do segundo gate, o Contract Gate. Novamente algumas idéias ficam pelo caminho.
3 – Capacidade – Após passar pelos dois primeiros gates, são realizados todos os levantamentos de custos necessários para sua implementação. É neste momento que as idéias passam por todas as aprovações necessárias e estratégias para o seu lançamento, após todas as aprovações ela passa pelo terceiro e último gate, o Launch Gate. Neste momento só sobram as idéias que serão implementadas.

   Após estes três gates, começamos o processo de implantação e as idéias são colocadas em prática.

   Este funil é uma das ferramentas mais utilizadas, o grande problema é que nesta metodologia muitas ideias são descartadas.
   Tive a oportunidade de assistir a uma palestra de uma empresa (que neste momento prefiro não divulgar o nome) que utilizava uma ferramenta tão inovadora quanto  o tema. No lugar do Funil eles utilizam Silos. Conforme a figura abaixo:


   Esta ferramenta tem uma grande vantagem em relação ao Funil, pois nesta metodologia nenhuma ideia é descartada, é feito um direcionamento para tomar foco nas mais viáveis...  Nesta metodologia, o primeiro ponto é a classificação das ideias, os parâmetros de classificação podem varias de acordo com a empresa, podem ser de acordo com prazo, prioridades, aplicabilidade, entre outros.

   Após esta classificação as ideias são separadas no seu determinado Silo, com equipes que podem dar o correto foco, no decorrer do tempo estas ideias podem migrar de um silo a outro até seu seja realmente colocada em implantação.

   Esse processo é interessante, porque nele as ideias não se perdem, todas são aproveitadas e ficam apenas aguardando o melhor momento para serem implementadas. Com isso todas são 100 % aproveitadas, aguardando apenas sua maturação.


E você, já utilizou algumas dessas ferramentas??? Conhece alguma outra??? Divida suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

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Serendipidade - A sorte dos preparados



Video da Semana

Que funcionário Serendipe - Errou o lugar... mas conquiatou o cliente... Será Sorte? Ou ele estava preparado pra isso?



Serendipidade - A sorte dos preparados

   Passamos três semanas falando sobre métodos e ferramentas para desenvolver a “habilidade” da criatividade, agora vamos fazer uma das coisas que tanto falamos... quebrar os pressupostos!!! É aí que entra a Serendipidade, mas o que significa essa palavra que é difícil até de pronunciar???

   Serendipidade é a capacidade de fazer descobertar importante por acaso, está é uma palavra nova e pouquissima usada no nosso vocabulário, diferente da maioria das palavras esta possui uma história recente, em 28 de Janeiro de 1754 que Sir Horace Walpole, um escritor inglês, propôs pela primeira vez essa palavra. Numa carta então escrita ao seu amigo Horace Mann, descreve a sorte que teve em encontrar uma pintura antiga: “Esta descoberta é quase daquele tipo a que chamarei serendipidade, uma palavra muito expressiva, a qual, como não tenho nada de melhor para lhe dizer, vou passar a explicar: uma vez li um romance bastante apalermado, chamado 'Os Três Príncipes de Serendip': enquanto suas altezas viajavam, estavam sempre a fazer descobertas, por acidente e sagacidade, de coisas que não estavam a procurar”... A partir de então está palavra começou a ser utilizada.

   Apesar de propor todo um método, não podemos negar que muitas descobertas aconteceream através dessa tal Serendipidade... Vamos ver alguns exemplos:

   Em 1886, John Pemberton, enquanto tentava manipular fórmulas medicinais para descobrir a cura para Dores de cabeça, faz uma mistura liquida de cor caramelo. Leva a mistura a uma farmácia onde o xarope é misturado a água carbonatada (gasosa) e cada copo era vendido aos clientes por USD 0,05... Já descobriram??? Essa é fácil... A paritr de então John, batizou a bebida escrevendo em sua própria Caligrafia de Coca-Cola... Dai surgiu uma das bebidas mais famosas do mundo.

   Em 1894,  J.H. Kellog possuia um sanatório e viviam com problemas de quebras de dentadura com cereais duros, foi quando ouviu falar de um novo cereal inventado para comer que tinha uma caracteristica mais mole e começou a tentar aperfeiçoar a idéia de procurar alimentos com base no trigo... Um dia enquanto se preparavam para passar o trigo através do cilindro para fazer purê, foram chamados para fora da cozinha, voltaram depois de dois dias, o trigo estava seco, mas resolveram utilizá-lo mesmo assim para ver o que acontecia, ao passar no cilindro foram saindo flocos muito finos, que após tostados, ficavam crocantes, leves e saborosos... daí nascia o tão famoso sucrilhos.

   Sir Isacc Newton, enquanto descansava embaixo de uma macieira observou a queda de uma maçã, alguns dizem que ela caiu em sua cabeça, mas isso nunca saberemos se não é mito... mas o importante é que ao observar esta queda, que ele conseguiu chegar ao raciocínio da lei da gravidade.

   O próprio descobrimento do Brasil ou da América, pode ser considerado um caso de serendipidade, pois reza a lenda, que enquanto Cristóvão Colombo e Pedro Alvares Cabral, tentavam chegar a Índia, se perderam e acabaram descobrindo um novo continente, puro “golpe de sorte”

   Temos inumeros outros exemplos, Alexander Fleming ao descobrir a Penincilina, Arquimedes ao tomar banho e descobrir os princípios da hidrostática, conhecido futuramente como o principio de Arquimedes, Kekulé ao sonhar com uma cobra mordendo o rabo e chegar a conclusão do Anel benzênico, Benjamin Franklin ao descobrir o para raio soltando pipa... Enfim... poderiamos ficar falando de inumeros casos aqui...

   O mais interessante é que todos eles têm um aspecto em comum... Todos que fizeram essas descobertas enquanto procuravam por alguma coisa, por isso Louis Pasteur fez um comentário que expressa bem isso... ”O acaso só favorece a mente preparada”.

   Todos estes casos se tratam de Serendipidade, e atualmente com o acesso que temos a informação, a todo momento vemos isso acontecer com maior ou menor intensidade, mas o principío continua sendo que “só quem procura acha”... Por isso os curiosos tendem a fazer mais descobertas, a estarem mais antenados e viver a Serendipidade a todo o momento.

   Por isso quando falamos de Serendipidade, não estamos falando apenas de Sorte, mas sim da Sorte das pessoas mais preparadas para viver esta Serendipidade, que estavam com a mente aberta para novas descobertas e as fizeram.

   Mas existem algumas maneiras para que a gente tente ficar preparado, ou conseguir mais sucesso em nossas Serendipidades:

   Vamos ver 10 hábitos para estimular o encontro dessas casualidades:

1 - Mantenha a mente aberta
Seja receptivo para ouvir e digerir as informações.

2 - Escute primeiro
Analise antes de criticar ou descartar opiniões. Saiba ouvir mais do que falar.

3 - Seja onipresente
Escute, veja, leia e interaja com tudo ao seu redor.

4 - Aprenda de tudo
Enriqueça seu número de variáveis lendo e aprendendo assuntos amplamente diversos.

5 - Converse com todos
Busque opiniões com amigos e desconhecidos.

6 - Se envolva
Apaixone-se pelo mundo das idéias que ainda não foram descobertas.

7 - Compare resultados
Articule diferentes assuntos e encontre pontos similares entre eles.

8 - Confie na sorte
A inspiração sempre chega para as pessoas que aspiram algo.

9 - Erre bastante
Arrisque-se mais e não se preocupe com erros. A maior parte dos acasos felizes vieram como fruto da tentativa e erro.

10 - Perca o foco
Não pense estritamente no resultado esperado, isso tira sua atenção dos eventos casuais.


E você já viveu casos de Serendipidade??? Vamos lá... praticamente todos já passaram por esses casos, independente de sua importância... Divida com a gente os casos que você vivenciou e porque acha que conseguiu descobrir aquilo.... Vamos promover o Crescimento Compartilhado...

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CPS (Creative Problem Solving)



Video da Semana
Porque em equipe, as idéias se completam... Ou vocês acham que alguém desenvolveu tudo isso sozinho.


CPS (Creative Problem Solving)

   Já falamos sobre o processo criativo e o Brainstorm, a principal ferramenta utilizada em empresas para soluções criativas. Ainda falando sobre o Brainstorm, vamos ver uma ferramenta desenvolvida pelo criador do Brainstorm, essa ferramenta se chama CPS (Creative Problem Solving). Esta ferramenta mostra a “receita do bolo” de como os temas devem ser abordados até chega a sua solução. Ela segue o gráfico abaixo:
  

   Agora vamos entender o Gráfico:

 O – Busca de objetivo

 F – Busca de Fatos
 P – Busca de Problemas
 I – Busca de idéias
 S – Busca de Solução
 A – Busca de Aceitação
  

 O Gráfico não se resume apenas nas letras as setas também tem uma função extremamente relevante nesse gráfico, elas representam que devemos no processo alternar entre pensamentos divergentes e convergentes.

 
Pensamento DivergentePensamento Convergente
Aceita todas as idéiasAvaliações comparativas
Busca quantidadeRefina e foratalece as idéias
Muda PerspectivaCheca os objetivos
Busca o não usualDecide sem pressa
Assume riscosEspecífico
Não julga de forma precipitadaSolução do Problema



   Durante este processo também podemos utilizar o conceito do pensamento lateral de Edward Bono, onde o princípio não é contrariar a lógica... É fugir dela com outra lógica.

   Para facilitar o processo acima Para cada uma das letras Sidney Parnes desenvolveu um tipo de Check list, com uma série de perguntas para facilitar o proceso, no link abaixo vc pode acomanhar na integra este "questionário":

 http://members.optusnet.com.au/charles57/Creative/Brain/cps.htm

  Indo um pouco além do Brainstorm Frans Johansson em seu livro o Efeito Medici trata das inovações realizadas nas interseções de idéias, em zonas de congruência. Um dos exercícios em que podemos propostos por ele e que podemos utilizar nos processo é o de reversão... Ele é bem simples ao mesmo tempo muito original, vejam mais ou menos como funciona, baseado no próprio exemplo do livro, vamos pensa em um restaurante, o que é necessário no restaurante:

- Restaurantes tem cardápio x Restaurantes não tem cardápio
- Restaurantes cobram dinheiro por comida x Restaurantes não cobram dinheiro por comida
- Restaurantes servem comida x Restaurantes não servem comidas
 

  A princípio parece impossível, mas olhe algumas idéias que podem surgir a partir disso:

1 – Um restaurante sem cardápio, o Chef poderia comprar os ingredientes, informar os ingredientes para os clientes e montar pratos personalizados para cada cliente, de acordo com o gosto de cada um.

2 – Restaurantes não cobram dinheiro por comida – Poderia ser como um café, onde as pessoas se reúnem para trabalhar e conversar e o local cobra pelo tempo passado no ambiente.

3 – Restaurantes não servem comidas – Imaginem uma praça ou lugar bem confortável, onde vc pague pra entrar e leve a sua própria comida e possa fazer um piquenique ou um lanche com os amigos.

   Este é um exemplo, mas este exercício de Reversão pode ser usado em inúmeras outras situações, a partir disso podem ser criados inúmeras inovações e até mesmo modelos de negócios totalmente novos, tente fazer este tipo de exercício com alguma coisa da sua rotina atual, talvez você consiga ótimos resultados.

   Hoje ainda falamos do “processo” criativo, mas durante estas três semanas falamos sobre quebrar padrões mentais, e esquecer pressupostos, então faremos isso a semana que vem... vamos esquecer o processo e falar um pouco sobre a Serendipidade... sabe do que se trará? Se não, a semana que vem vai descobrir...

   Dividam suas experiências através dos comentários.... vamos promover o Crescimento Compartilhado...
 

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Tempestade de Idéias



Video da Semana
IDEO - Praticamente uma video aula de como aplicar o Brainstorm, infelizmente não consegui postar o video em português. Mas entrem no site http://vimeo.com/7953312  entrem e vejam o video na integra e legendado... Vale muito a pena. Novamente... É uma aula de aplicação do Brainstorm.


Tempestade de Idéias


   Semana passado falamos sobre criatividade e inovação, sobre a assertividade de empresas como IDEO, PIXAR, APPLE, entre outras. Também falamos sobre o fato da criatividade ser uma habilidade e por isso pode ser desenvolvida.

   A principal ferramenta utilizada por essas é bem conhecida, porém poucos conseguem utilizá-la de forma plena. Este processo se chama Brainstorm em português, tempestade de idéias. Esta ferramenta foi desenvolvida por Alex Osborn e é difundida mudialmente desde então. O Brainstorm trabalha com dois princípios básicos:


   1. Não julgue de forma adiantada ->  Nunca julgue uma idéia de forma antecipada, mesmo que ela não sendo boa, pode ser o começo da construção de uma idéia excelente
   2. Criatividade em excesso -> É importante que muitas idéias sejam criadas, quanto mais melhor, a combinação de uma ou mais pode gerar resultados surpreendentes.

   É interessante que essas seções de Brainstorm tenham participantes multiciplinares, quanto mais eclético o time, mais fácil surgir ideias que quebrem as premissas básicas. Normalmente essas seções possuem, além da equipe, um líder e um escrivão. É importante que o líder mantenha o time coeso para que sejam seguidas quatro regras básicas para o Brainstorm.

   1. Nunca critique -> Este é o mais importante das regras, nunca, em hipótese alguma, critique. A intenção é gerar idéias, não importa se boas ou ruins. Qualquer tipo de critica nessa fase pode acabar completamente com o Processo.
   2. Criativida é sempre bem vinda -> Falem o que vier na cabeça, sem preconceitos, se medos, o importante é a quantidade e a qualidade. Evitem inibições
   3. Quantidade é necessária -> Quanto mais melhor, uma idéia pode se ligar a outras ou gerar novos insights até chegar a uma solução
   4. Combinação e reconstrução -> Combinem as idéias, modifiquem as  dos outros, essas combinações podem gerar soluções compartilhadas.

   O escrivão tem um papel muito importante também, ele é responsável por escrever todas as propostas, veja, que não é necessário que elas sejam escritas exatamente conforme foram ditas. Essas idéias podem ser escritas em post its e colocadas em um quadro ou parede, podem até ser organizadas de acordo com similaridade, para tentar formar uma linha de raciocínio.

   Em algumas empresas os gestores participam dessa reunião, nesses casos, é de extrema importância que a equipe não fique tímida ao gerar idéias e que o gestor não se sinta o dono da verdade, o processo é aberto e NUNCA deve haver críticas, se isso acontece, é melhor que o gestor nem participe. Durante o processo de Brainstorm, não existem departamentos, cargos ou hierarquia, isso deve ser deixado de lado... todos são participantes do processo de inovação

   Em alguns casos, os participantes podem sair a campo para colher algumas informações e conseguir uma nova visão sobre o problema, em muitos casos é possível até que fazer um “Mocap” (protótipo) com objetos cotidianos, para verificar a aplicabilidade.
Veja abaixo o protótipo de um equipamento médico criado pela IDEO através de uma reunião de Brainstorm:
  













   Empresas como a IDEO, PIXAR, conseguiram enraizar em sua cultura essa ferramenta, as reuniões deles superam as vaidades de gestores, os conhecimentos de grandes engenheiros e técnicos e colocam todos em um mesmo patamar para gerar idéias e soluções. Isso é o que faz essas empresas diferenciadas e mundialmente conhecidas pela sua criatividade. São ações que vão além das seções, Olhe por exemplo os princípios operacionais da PIXAR:

   1. Toda pessoa deve ter liberdade para se comunicar com qualquer outra
   2. Todos devem se sentir seguros para dar idéias
   3. Devemos estar próximos de inovações produzidas pela comunidade acadêmica

   Para ter uma idéia de quanto eles levam isso, enquanto a maioria dos edifícios são projetados com algum propósito funcional, o deles é estruturado para maximizar encontros fortuitos. No centro do prédio está toda a área social deles, refeitório, banheiros, salas de reunião, caixas de correio. Com isso todos têm bons motivos para circular por essa área durante todo o dia. Imaginem a quantidade de idéias que esses encontros casuais proporcionam.

   Por fim, muitas empresas falam com orgulho que utilizam o Brainstorm, mas será que usam mesmo? Será que os gestores conseguem deixar de lado suas vaidades, as equipes conseguem se interagir e evitar conflitos. Normalmente a maioria delas morre na primeira regra... Nunca critique.


   E a sua empresa aplica este conceito? Segure realmente todas regras? Conseguem resultados positivos com esta ferramenta? Dividam suas experiências com a gente através dos comentários... Vamos promover o Crescimento Compartilhado.

PS: Não se esqueçam que as ferramentas para compartilhamento já estão funcionando. Em cada post no canto superior direito, você pode clicar e divulgar através das mídias sociais. A idéia deste blog é promover a interação e o debate sobre diversos temas. Quanto mais gente melhor e mais conteúdo teremos para escrever em nossa “folha em branco”.